Veleiro onde casal de ex-atletas olímpicos mora recebe Bandeira Azul em Itajaí

O veleiro Ictus é o primeiro do Sul do Brasil a receber a Bandeira Azul. Ancorado na Marina de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, ele é casa do Sérgio Danilas e da Maria Villar Castanheira, ambos ex-jogadores de vôlei e que escolheram o mar para chamar de casa.

Veleiro onde casal de ex-atletas olímpicos mora recebe Bandeira Azul em Itajaí – Foto: Marina Itajaí/Divulgação/ND

O prêmio, credenciado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e Unesco, comprova que o barco tem práticas sustentáveis. Ações como implantação de motor elétrico, placas solares e estação de tratamento de esgoto no próprio barco foram alguns dos motivos para conquistar a certificação.

O reconhecimento foi concedido durante a The Ocean Race pela Marina Itajaí, que é uma das únicas de Santa Catarina a ter a Bandeira Azul e pode conceder a embarcações o mesmo direito.

História do casal

Sérgio e Dôra, como é conhecida, são ex-jogadores de vôlei e chegaram a atuar na Seleção Brasileira do esporte. Eles se conheceram na quadra, e as pesquisas para deixar a terra firme e construir o próprio barco começaram em meados de 2012.

Ações como implantação de motor elétrico, placas solares e estação de tratamento de esgoto no próprio barco foram alguns dos motivos para conquistar a certificação – Foto: Marina Itajaí/Divulgação/ND

A embarcação ficou pronta em 2019, mas só foi para a água em 2020. A embarcação tem 40 pés – pouco mais de 12 metros -, um mastro de 17 metros e uma quilha de três toneladas.

São três quartos, dois banheiros, sala, cozinha, e um espaço externo para lazer. Além disso, todo o esgoto é tratado e a energia vem do sol.

A NDTV contou essa história, assista na reportagem:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.