Joel Embiid é eleito MVP da NBA pela primeira vez na carreira

Joel Embiid conseguiu. Depois de tanto perseguir o prêmio de jogador mais valioso, o camaronês de 29 anos foi eleito o MVP da NBA. É o primeiro MVP da carreira do pivô do Philadelphia 76ers, um dos mais dominantes da história da Liga. Além disso, ele é o primeiro sixer desde Allen Iverson, em 2001, a conquistar o prêmio.

Pela primeira vez, Joel Embiid recebeu o prêmio de MVP – Foto: NBA/Divulgação/ND

Para chegar ao prêmio, o pivô superou Nikola Jokic, eleito MVP nas últimas duas temporadas e Giannis Antetokounmpo, que também teve um back to back no prêmio. Com isso, nas últimas cinco temporadas, jogadores estrangeiros foram eleitos os mais valiosos da NBA. O último jogador nascido nos Estados Unidos a conquistar o prêmio foi James Harden, em 2018. Embiid teve 915 votos, Jokic ficou com 674 e Antetokounmpo com 606.

Depois dos três finalistas, a lista segue com Jayson Tatum (280), Shai Gilgeous-Alexander (46), Donovan Mitchell (30), Domantas Sabonis (27), Luka Doncic (10), Stephen Curry (5), Jimmy Butler (3), De’Aaron Fox (2), Jalen Brunson (1) e Ja Morant (1).

Embiid é o segundo jogador africano a conquistar o MVP. Antes dele, o nigeriano Hakeem Olajuowon faturou o prêmio na temporada 1993/1994. O basquete entrou na vida de Embiiid graças a um tio. Até os 15 anos, era outro esporte que o pivô praticava: o vôlei. Quando completou 15 anos, percebeu que, na verdade, queria jogar basquete e foi o tio que convenceu o pai a deixá-lo trocar de esporte.

“Quando comecei no basquete, meu treinador em Camarões me deu um vídeo de Hakeem Olajuwon. Me disse para assistir todos os dias. Eu via todos os movimentos dele. Me apaixonei pelo jogo e queria ser como ele – um africano que se mudou para os Estados Unidos”, contou ele em entrevista ainda em 2014, quando foi draftado pelo Sixers na terceira posição.

Depois de participar de um training camp promovido por Luc Mbah a Moute, ele chamou a atenção e, aos 16 anos, Embiid fez as malas e se mudou para os Estados Unidos. Em 2013/2014, ele jogou pela Universidade de Kansas e, apesar da lesão nas costas, o Sixers não perdeu a chance de draftar o pivô. O camaronês perdeu as duas primeiras temporadas na NBA devido a lesões no pé e, em 2016, estreou como um sixer.

Com 2,13, Embiid já foi quatro vezes para o All Star e, agora, com seu MVP, tenta se recuperar da lesão no joelho para levar o Sixers ao título da NBA. O pivô terminou a temporada regular com médias de 33.1 pontos, 10.2 rebotes e 4.2 assistências.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.