Celulares de Bolsonaro e Michelle são apreendidos pela PF

Os celulares do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro foram apreendidos durante a Operação Venire da PF (Polícia Federal), na manhã desta quarta-feira (3).

Celulares de Bolsonaro e Michelle são apreendidos durante operação – Foto: Alan Santos/PR/ND

A operação investiga a inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19. Segundo a revista Veja, os agentes estiveram na casa de Bolsonaro, que terá que depor ainda nesta quarta.

A PF também prendeu o ex-ajudante de ordens do ex-presidente, o tenente-coronel Mauro Cid, e outros dois seguranças. Conforme a corporação, são cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro. Além disso, serão realizadas a análise dos materiais apreendidos e a oitiva de pessoas.

Os fatos investigados configuram em tese a infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

Em nota, as autoridades informaram que as alterações nos cartões ocorreram de novembro de 2021 a dezembro de 2022 e tiveram “como consequência a alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, a condição de imunizado contra a Covid-19 dos beneficiários”.

O nome da operação tem origem no princípio “Venire contra factum proprium”, que significa “vir contra seus próprios atos” ou “ninguém pode comportar-se contra seus próprios atos”. Este princípio é base do Direito Civil, que impede comportamentos contraditórios de alguém.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.