Presidente da Associação de Vinhos de Altitude fala sobre rota da bebida em SC

O presidente da Associação de Vinhos de Altitude de Santa Catarina visitou a sede do Grupo ND, em Florianópolis, na tarde desta quarta-feira (3). Entre os assunto abordados, Diego Censi disse que há expectativa de que até o fim do ano rodovias estaduais sejam ligadas às vinícolas na Serra catarinense.

Diego Censi disse que há expectativa de que até o fim do ano rodovias estaduais sejam ligadas às vinícolas na Serra catarinense – Foto: Ana Schoeller/ND

“As obras já começaram, onde antes havia estradas de chão podemos ter no futuro ruas pavimentadas. Sendo assim, para a produção de 2024 teremos acesso muito mais fácil para nossas vinícolas”, conta.

Ao todo são três rotas que ligam os locais, segundo o presidente.

A localização dos vinhedos também são um fator importante para a qualidade do produto. Os locais estão localizados entre 900 e 1.400 metros acima do nível do mar, garantindo um alto padrão de produção. O Vale do Contestado e a Serra, as duas grandes regiões produtoras, possuem o clima frio que permite que as variedades de uva amadureça de forma lenta e completa.

Censi comentou ainda que o consumo de vinho tem subido nos últimos anos no Brasil, apesar de estar atrás da média mundial. No entanto, ressalta: Santa Catarina está em destaque na produção da bebida.

“Santa Catarina é reconhecida, e nossa qualidade está aumentando. Temos cada vez mais uvas selecionadas e técnicas aperfeiçoadas”, garante.

Santa Catarina é referência na produção de vinho – Foto: Divulgação/Unsplash/ND

Para finalizar, o presidente destacou as belas paisagens da Serra catarinense ao sucesso do turismo na região, associada ao frio e às produções locais.

No site oficial da Associação é possível pesquisar as vinícolas e entender a história de cada uma delas, bem como o tipo de vinho produzido. Clique aqui e confira. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.