Conselho sugere homenagem a Antonio Celso dos Santos em edital de Cinema

Um salve especial para o Conselho Estadual de Cultura (CEC) que aprovou a indicação de proposta para homenagear o cineasta Antonio Celso dos Santos, o idealizador do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) e que faleceu em 2023.

A ideia é rebatizar o edital Prêmio Catarinense de Cinema para Edital de Fomento ao Audiovisual Catarinense Antonio Celso dos Santos.

Antônio Celso Santos, foi o idealizador e diretor-geral do FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul) e toda homenagem a ele é justa – Foto: FAM/Divulgação/ND

Trata-se, como explicou o presidente do Conselho, Luiz Nilton Corrêa, de uma “proposta da proposta”. Ou seja, o CEC vai sugerir à presidência da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) a homenagem por meio da alteração do nome do edital. A indicação foi da representante da Câmara de Audiovisual, conselheira Carolina Borges.

A mudança, lembra Corrêa, requer uma tramitação. O próximo passo é a aprovação pela presidência da FCC que então dará prosseguimento ao processo. Como o edital foi instituído por lei estadual muito provavelmente a alteração terá que ser submetida à apreciação e aprovação pela Assembleia Legislativa.

A FCC deve analisar o pedido para tomar uma decisão, bem como analisar os aspectos legais e burocráticos deste processo. “É uma ‘proposta de proposta’, mas certamente uma ideia muito feliz e que o Conselho aprovou em reconhecimento a contribuição do Antonio Celso ao cinema e à cultura”, comentou o presidente do CEC.

De qualquer forma vale louvar a iniciativa do Conselho Estadual de Cultura que, embora não tenha prerrogativa de alterar a legislação, faz uma oportuna homenagem a um dos grandes fomentadores e pensadores do cinema em Santa Catarina e na América do Sul que nos deixou no ano passado.

E para que ninguém esqueça, teremos FAM neste ano, de 5 a 11 de setembro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.