Manutenção nas comportas da barragem de José Boiteux inicia nesta quinta-feira

Após cinco meses das fortes chuvas que causaram estragos na região do Alto Vale, as comportas da Barragem Norte, em José Boiteux, passarão por manutenção. Segundo a Defesa Civil, a operação terá início às 8h desta quinta-feira (21) e deve durar até sexta-feira (22).

Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, a operação na barragem terá início às 8h e deve durar até sexta-feira (22)

Manutenção nas comportas da barragem de José Boiteux iniciam nesta quinta-feira – Foto: Otávio Júnior/Defesa Civil/Divulgação/ND

A operação é uma parceria entre a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e Defesa Civil do Estado, onde a manutenção será realizada pelos técnicos da Celesc.

Barragem passa por manutenção meses após enchentes

Primeiramente, os técnicos farão uma avaliação e a retirada das peças que serão necessárias para fazer a manutenção. Segundo técnicos da Diretoria de Obras da Defesa Civil, as peças não foram retiradas antes devido ao alto risco de inundação da casa de máquinas e por conta do nível da do rio, que também não estava adequado para esta operação.

A expectativa da operação é fazer a vistoria, avaliar todos os danos e dar encaminhamento para a manutenção.

Uma das comportas da barragem em José Boiteux apresentou problemas em outubro de 2023, após um cilindro emperrar, não sendo possível realizar a abertura da mesma.

Sobre a barragem de José Boiteux

Colocada em operação em 1992, a Barragem Norte é a maior barragem de contenção de cheias do Brasil, podendo conter o volume de 357 milhões de m³.

Localizada no rio Hercílio, conhecido como Itajaí do Norte, é a principal ferramenta de contenção de cheias do Médio Vale do Rio Itajaí até sua foz, em Itajaí.

De acordo com a Defesa Civil, o controle de cheias oferecido pela barragem beneficia diretamente os municípios de José Boiteux, Presidente Getúlio, Ascurra, Rodeio, Vitor Meireles, Indaial, Ibirama, Timbó, Blumenau, Gaspar, Botuverá, Ilhota, Itajaí, Brusque e Navegantes.

A estrutura é uma construção Federal e que está dentro da de uma área indígena, onde vive o povo Xokleng.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.