Mistério revelado: primeiros leitores brasileiros desvendam ‘A mandíbula de Caim’

O quebra-cabeça literário mais difícil dos últimos anos finalmente foi solucionado em terras brasileiras! Depois de alguns meses, dois leitores chegaram à resposta certa da ordem das páginas do enigmático “A mandíbula de Caim”, lançado pela Intrínseca.

Livro 'A mandíbula de Caim'

Dois brasileiros já desvendaram o enigma – Foto: Intrínseca/Divulgação/ND

O livro ‘diferentão’ foi escrito em 1934 por um compilador de palavras cruzadas e desafia o leitor ao apresentar seis assassinatos, cada um cometido por uma pessoa diferente. O grande problema é que as páginas estão fora de ordem e cabe ao leitor descobrir a verdade.

Quase 90 anos após ser lançado, o mistério do livro foi desvendado por um seleto grupo de pessoas, que agora inclui dois brasileiros. A primeira foi a carioca Camila Del Rio, de apenas 16 anos.

Segundo a editora, a adolescente chegou a passar a virada do ano fechada no quarto para não perder tempo e resolver o enigma. O sistema utilizado por Camila foi ‘destruir’ o livro, destacando as páginas, anotando em post-its e até assistindo a vídeos.

Por ter apenas 16 anos, Camila não venceu o concurso cultural promovido pela Intrínseca, já que um dos requisitos era ser maior de idade, porém foi a primeira pessoa no Brasil a acertar a resposta.

Oficialmente, quem venceu o concurso foi Flávio Vinícius Pereira da Silva, paulista e fã de autores de suspense como Agatha Christie e Arthur Conan Doyle. O leitor também não poupou esforços e passou madrugadas tentando solucionar o mistério.

Como prêmio, Flávio ganhou uma viagem para conhecer a sede da editora Intrínseca, e claro, agora tem o privilégio de estar no hall da fama das poucas pessoas que conseguiram ler “A mandíbula de Caim” na ordem correta.

Sobre o desafio

Camila e Flávio superaram uma estatística nada animadora: há pelo menos 32 milhões de possibilidades espalhadas pelas 100 páginas. Para ajudar os leitores brasileiros, a edição tem páginas destacáveis e muito espaço para anotações.

No TikTok, a obra se tornou um verdadeiro fenômeno, com centenas de leitores ativando o modo detetive. Atualmente a sequência correta do enigma está em posse da editora britânica responsável pelo livro.

Para saber se conseguiu resolver, os leitores podem enviar as respostas para a Intrínseca por e-mail. Os 100 primeiros vão para o hall da fama e serão premiados pela editora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.