Holcim – PRB desiste de etapa da The Ocean Race e envia veleiro de navio para os EUA

A sorte não esteve ao favor do time Holcim – PRB no início da quarta etapa da regata The Ocean Race. Quatro dias depois da largada em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, o barco da equipe sofreu um desmastreamento, fenômeno no qual o mastro do veleiro quebrou e se desprendeu. Com isso, o barco teve que retornar para terra firme, e a equipe optou por desistir da quarta etapa.

Barco já está em navio cargueiro rumo aos EUA – Foto: Holcim – PRB/The Ocean Race/Reprodução/ND

Os velejadores e a equipe técnica se concentram agora em preparar o barco para retomar a competição em Newport (EUA), de onde os veleiros partem para a quinta etapa. Os barcos irão atravessar o Oceano Atlântico e retornar para a Europa, em mais um grande desafio transatlântico.

Até então, a equipe liderava o placar geral, e havia conquistado a primeira colocação nas duas primeiras pernas. A etapa 5 da Ocean Race é uma etapa de pontuação dupla, e por conta disso o capitão decidiu focar em retomá-la para ter a  chance de vencer a corrida geral.

“É uma decisão muito difícil de tomar, mas o bom senso prevalece. Desde o nosso desmastreamento, toda a equipe esteve totalmente focada em encontrar as melhores soluções para que possamos voltar à competição de forma sólida. Começar de novo nesta quarta perna nos permitiria somar um ponto, mas não teríamos tempo de iniciar a próxima etapa em Newport ao lado dos outros barcos”, afirma o capitão Kevin Escoffier.

Após o acidente, o barco navegou de forma lenta até o Rio de Janeiro. Inicialmente, a ideia era retomar a perna 4, mas a equipe comunicou a desistência ao chegar no Rio, no último sábado (29).

Equipe chegou no Rio de Janeiro após perder o mastro do veleiro – Foto: Holcim – PRB/The Ocean Race/Reprodução/ND

Nesta terça-feira (2), o veleiro embarcou em um navio com destino a Newport (EUA), próxima parada da competição. Serão cerca de 16 dias até aportar na costa dos Estados Unidos, o que está previsto para acontecer no dia 18 de maio.

O novo mastro também foi enviado de navio cargueiro da Europa com destino a Newport, e deve chegar no dia 10 de maio. A equipe terá cerca de 48h para preparar o barco e então retomar a competição, com o início da perna 5.

“Sei que todos estão muito mobilizados e unidos para que possamos chegar a Newport a tempo. Tenho total confiança na minha equipe para enfrentar este desafio coletivo”, declarou o capitão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.