Cidades do Litoral Norte de SC avançam na segurança com vigilantes armados nas escolas

Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina, iniciou a terça-feira (2) com seguranças armados nas unidades escolares municipais. São 25 profissionais, que vão atuar em toda a rede municipal de ensino. Enquanto isso, Itajaí publicou um edital para a contratação de vigilância armada das escolas.

Penha inicia segurança armada nas escolas – Foto: Lyandra Machado/Prefeitura de Penha/Divulgação/ND

Penha

O primeiro dia de atuação dos seguranças armados em Penha, os profissionais foram orientados pela empresa contratada, juntamente com a equipe da Secretaria de Educação, antes de iniciar o trabalho nas unidades escolares.

O prefeito da cidade, Aquiles da Costa (MDB), também conversou com a equipe e destacou que a ação atende os anseios da comunidade escolar. “Essa medida vem trazer alívio aos pais, alunos, professores e todos os profissionais da educação”, diz.

Nesse primeiro momento, a contratação foi feita em caráter emergencial, por 90 dias. A administração municipal deve fazer uma licitação para contratar a vigilância por um prazo maior.

Itajaí

Enquanto isso, Itajaí divulgou, na quinta-feira (4), o edital de licitação para contratação de uma empresa que deve fazer a vigilância armada nas escolas. A empresa vencedora deverá disponibilizar 245 vigilantes armados, que atuarão em turnos nas 121 unidades de ensino da Rede Municipal. A medida foi aprovada na Câmara de Vereadores, com disponibilização de crédito suplementar.

Itajaí terá segurança armada em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino – Foto: Prefeitura de Itajaí/Reprodução/ND

A contratação prevê 120 profissionais para o período matutino (das 7h às 13h), 120 para o período vespertino (das 13h às 19h) e cinco vigilantes para o período noturno (das 18h às 00h). A estimativa de custos mensais é de R$ 1,5 milhão e o contrato inicial terá vigência de 12 meses.

Além da mão de obra, a empresa deve fornecer todos os insumos, materiais e equipamentos necessários para execução dos serviços. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município.

O edital ainda prevê que os seguranças deverão controlar e manter a segurança na entrada e saída das unidades, fazer rondas, identificar pessoas estranhas ao convívio diário da unidade, impedir entrada de pessoas não autorizadas, e ainda adotar todos os cuidados e precauções indispensáveis ao manuseio de armamento.

“O edital prevê ainda que estes vigilantes tenham porte funcional e formação em vigilância armada credenciada por uma unidade da Polícia Federal, bem como uma série de critérios que comprovem sua capacidade para atuar em unidades de ensino, reforçando assim o compromisso do Município com a segurança de todos, alunos, professores, funcionários e comunidade”, explica o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Marcelo Szynkaruk Junior.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.