Como recuperar a autoestima após a gravidez? Cirurgião de SC fala sobre procedimento ‘mágico’

A gestação é uma fase especial na vida da mulher, porém as modificações no corpo, que são parte natural desse processo, podem prejudicar a autoestima e causar o isolamento social.

autoestima; gravidez

Procedimentos que ajudam as gravidas recuperarem a autoestima – Foto: Freepik/ND

Um conceito que foi criado nos Estados Unidos e é muito procurado no Brasil, o Mommy Makeove (Reforma da Mamãe), reúne um conjunto de procedimentos para recuperar o corpo da mulher após a gravidez.

O cirurgião plástico de Florianópolis, Willian Seidel, explica que as distensões abdominais que ocorrem conforme o crescimento do bebê contribuem para a flacidez na região e com a diástese (afastamento da musculatura do abdômen), principais desconfortos das mães.

Outra insatisfação que também é comum é a flacidez nos seios, o acúmulo de gordura e as estrias.

“O Mommy Makeover integra diversas técnicas de cirurgia plástica como lipoaspiração, abdominoplastia e mamoplastia, dependendo da necessidade de cada mulher”, explica.

No entanto, é importante, que seja avaliado individualmente quais procedimentos podem ser realizados em conjunto, tendo em vista quanto mais tempo de cirurgia, maiores são os riscos.

O cirurgião também lembra que é necessário aguardar o período adequado para a realização da cirurgia. No caso do abdômen, o procedimento pode ser realizado no mínimo seis meses após o parto, e nas mamas seis meses após a amamentação por completo.

Importância da autoestima na mãe

Um estudo conduzido pela Natura, em parceria com Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, contou com a participação de 523 mulheres na primeira gestação, além de 211 parceiros e constatou que a autoestima da gestante, tanto durante a gestação quanto no período pós-parto, contribuiu para aumentar seu vínculo com o bebê.

Ou seja, quanto mais as mulheres se acham bonitas, se sentem bem consigo mesmas e felizes durante esse período, maior é o vínculo materno.

A autoestima também tem outros efeitos positivos, como melhora da qualidade do sono, redução dos níveis de estresse, sintomas depressivos e ansiedade na mãe.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.