Chacina de 7 pessoas em Joinville foi motivada por desentendimento com integrante de grupo criminoso, diz delegado


Ofendido juntou amigos e eles cometeram o crime. As sete vítimas eram trabalhadores vindos do PR que moravam em uma mesma casa. Casal preso em SC envolvido em 7 mortes
Polícia Civil/Divulgação
A chacina que deixou sete trabalhadores mortos em Joinville, no Norte de Santa Catarina, em janeiro foi motivada por um desentendimento com um integrante de um grupo criminoso, relatou o delegado Elieser José Bertinotti, responsável pela investigação. O processo relacionado ao caso está em andamento na Justiça, com 10 réus.
O crime aconteceu em 8 de janeiro de 2023 em Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina. Inicialmente, foram localizados seis corpos. Durante a investigação, uma sétima vítima também foi encontrada.
“Não se trata de guerra de facção. As vítimas são todas trabalhadores. Somente uma delas teria saído à rua para comprar alguma coisa em um sábado à noite e se desentendeu com uma pessoa que seria integrante da facção”, relatou o delegado.
As vítimas não tinham nenhum envolvimento com organização criminosa, segundo ele. Foram identificadas 10 pessoas envolvidas nas mortes, três mulheres e sete homens. Todos foram indiciados e o inquérito policial foi encaminhado ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Casal responsável por chacina em Joinville, é preso no Oeste
O g1 entrou em contato com o MPSC e o Poder Judiciário e não havia obtido retorno sobre o andamento do caso até a última atualização desta reportagem.
Na noite de quinta (4), um casal foi preso em Flor do Sertão, no Oeste de Santa Catarina. Conforme a Divisão de Investigação Criminal (DIC) da cidade de Maravilha, responsável pela operação que levou à prisão, o homem, de 33 anos, foi o principal articulador e executor do crime. A mulher presa, companheira dele, tem 19 anos e é suspeita de estar na casa dos trabalhadores na hora das agressões.
Carro onde os corpos foram carbonizados sendo levado até a delegacia em Joinville
Walter Quevedo/NSC TV
Outros dois homens haviam sido presos em janeiro. Eles são suspeitos de agredirem as vítimas dentro da casa onde os trabalhadores moravam.
Chacina
Na madrugada de 8 de janeiro, os criminosos invadiram a residência onde as vítimas moravam, espancaram os moradores e os retiraram da casa.
Casal apontado por envolvimento na chacina de 7 pessoas em Joinville é preso
Adolescente de 16 anos é morta a tiros em frente de casa noturna em Criciúma
VÍDEO: Avião do governo de SC faz pouso de emergência em aeroporto
Em seguida, o imóvel foi incendiado e destruído. As seis vítimas foram encontradas dentro de um carro, também carbonizado, em uma área de mata.
Em 13 de fevereiro, um corpo foi encontrado na zona rural de Joinville, próximo de onde foram encontradas as seis vítimas da chacina.
Todas as vítimas são de Palmas e União da Vitória, no Paraná. Elas trabalhavam na mesma empresa, na área de manutenção de estradas.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.