Cientistas detectam estrela ‘comendo’ planeta e alertam que o mesmo acontecerá com a Terra

Pela primeira vez na história cientistas conseguiram captar o momento exato em que uma estrela engole um planeta inteiro. Astrônomos relataram que uma estrela cresceu tanto que engoliu um planeta gasoso do tamanho de Júpiter.

Cientistas apontam que isso mostra o futuro da Terra – Foto: NASA/JPL-Caltech/Divulgação/ND

O estudo relatando o caso foi publicado pela conceituada revista Nature na última quarta-feira (3). Os cientistas apontam ainda que isso mostra o futuro da Terra, já que o Sol deve transformar em uma gigante vermelha e engolir todos os primeiros quatro planetas que orbitam o nosso sistema.

“Se serve de consolo, isso acontecerá em cerca de 5 bilhões de anos”, disse o co-autor Morgan MacLeod, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics.

Fenômeno registrado pelos pesquisadores aconteceu entre 10 e 15 mil anos atrás – Foto: IPA/Divulgação/ND

O fenômeno registrado pelos pesquisadores, na verdade, aconteceu entre 10 e 15 mil anos atrás, perto da constelação de Aquila. Considerando que a estrela tinha cerca de 10 bilhões de anos, o “engolimento” em si foi rápido.

Quem detectou a explosão luminosa foi o pesquisador Kishalay De, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Conforme os pesquisadores, esse processo de “deglutição” é algo que pode acontecer no fim da vida de um astro, quando sua massa e sua gravidade aumentam, que acaba por puxar tudo ao seu redor para dentro de si.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.