Vovó Palmirinha Onofre morre aos 91 anos em SP

A culinarista Palmira Nery da Silva Onofre, mais conhecida como Vovó Palmirinha, morreu neste domingo (7) aos 91 anos de idade, em São Paulo. Internada por complicações de problemas renais crônicos, a morte da apresentadora foi confirmada pelos seus perfis nas redes sociais.

Vovó Palmirinha morreu neste domingo (7), aos 91 anos de idade – Foto: Redes Sociais/Arquivo Pessoal/Reprodução/ND

Internada em um hospital particular de São Paulo desde 11 de abril, a culinarista teve a morte confirmada por volta das 11h20 desta manhã. Palmirinha deixa três filhas (Tânia, Sandra e Nancy), frutos do casamento com Mário Onofre, seis netos e seis bisnetos.

“Palmirinha era considerada a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada. Seu jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar uma legião de fãs, amiguinhas e amiguinhos, como os chamava. Exemplo de mãe que sempre batalhou para sustentar sua casa, dar educação e uma vida digna com qualidade para suas três filhas, Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida”, diz a publicação nas redes sociais da apresentadora.

Relembre a trajetória de Vovó Palmirinha

Palmirinha Onofre nasceu em 1931, em Bauru (SP), e começou a cozinhar muito nova. Contudo, foi somente no ano de 1994, quando já tinha 63 anos de idade, que estreou na televisão.

A primeira participação de Palmirinha em frente às câmeras foi no programa de Silvia Poppovic, na TV Bandeirantes, quando contou sua história em um quadro com o tema ‘Criei meus filhos sozinha’. Como gentileza pela oportunidade, a cozinheira deu à apresentadora uma cesta com empadinhas e sonhos feitos por ela em casa.

Silvia ficou tão tocada com a atitude que divulgou o trabalho e o telefone de Palmirinha no ar. Com o sucesso da divulgação, além de novos clientes, a culinarista ganhou uma nova admiradora: Ana Maria Braga.

A então apresentadora do programa Note Anote, da Record TV, convidou Palmirinha para fazer uma participação no programa. O que era para durar apenas um dia, tornou-se uma história de quase cinco anos de parceria.

Em seguida, em 1999, a culinarista passou por outros canais de televisão e, posteriormente, também passou a ter programas na internet. O último trabalho de Palmirinha Onofre fixo na televisão foi o ‘Chefe ao Pé do Ouvido’, no canal por assinatura GNT, em 2019.

Detalhes sobre o cerimonial de despedida de Palmirinha Onofre não foram divulgados até o momento pela família.

*Com informações do R7

Adicionar aos favoritos o Link permanente.