250 pessoas podem virar réus pelos atos de 8 de janeiro: ‘associação criminosa’

Mais 250 pessoas envolvidas nos atos de 8 de janeiro podem virar réus no processo contra as ações. O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria neste domingo (7) para que os envolvidos sejam investigados.

De acordo com o portal R7, os 250 envolvidos foram denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República ) por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e deterioração de patrimônio tombado.

250 pessoas podem virar réus – Foto: Divulgação/Marcelo Camargo-Agência Brasil/ND

Os votos para tornar os envolvidos réus vieram do relator do inquérito, ministro Alexandre de Moraes, seguido de outras autoridades. Entre os que votaram a favor do julgamento estão Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Edson Fachin e Gilmar Mendes. Já André Mendonça divergiu em parte, e rejeitou as denúncias contra 200 pessoas.

Este julgamento contra os participantes começou na quarta-feira (3) de forma virtual, e seguirá até esta segunda-feira (8). Faltam votar ainda os ministros Kassio Nunes Marques, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso.

Em outros julgamentos, o Supremo já definiu que outras 300 pessoas vão responder criminalmente pelo envolvimento nos atos de 8 de janeiro. Um novo julgamento deve iniciar ainda nesta terça-feira (9) pelo STF. O Supremo deve avaliar as denúncias contra outras 250 pessoas acusadas pela PGR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.