Escola de Governo do CBMSC recebe sua melhor nota em avaliação de recredenciamento

Foto: subtenente RR Rudimar José Rodrigues da Silva

No final de abril a Escola de Governo (EGov) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) passou por uma avaliação de recredenciamento pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC). O primeiro credenciamento foi em 2014 pela Resolução nº 237/20140CEE/SC e o recadastramento foi em 2017.

Na visita foi apresentado o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2023-2028, que aborda as políticas organizacionais e pedagógicas exigidas para o desempenho das atividades dos cursos de pós-graduação lato sensu e programas de educação continuada.

Os avaliadores, após analisar o Planejamento Estratégico do CBMSC 2018-2030, a Instrução Geral nº 40-01/2014, o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2023-2028, os Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPCs dos cursos: Especialização Lato Sensu e do Relatório de Avaliação in loco de Recredenciamento da escola de governo de 2017, além da visita às instalações do CEBM, concederam o Conceito 4,02, de 5 possíveis.

O Conceito anterior era de 3,25 e agora 4,02, de 5 pontos possíveis, o que demonstrou uma grande evolução da EGov do CBMSC, atingindo a mais alta pontuação desde sua criação.

Participaram desta avaliação o Diretor Interino de Instrução e Ensino, tenente-coronel Willyan Fazzioni, o Coordenador Executivo da Escola de Governo, coronel RR Alexandre da Silva, o secretário da Coordenação Executiva, subtenente RR Rudimar José Rodrigues da Silva, o ex-secretário, subtenente RR Alexandre Sampaio, o Comandante do Centro de Ensino Bombeiro Militar, tenente-coronel Luiz Gustavo dos Anjos, o professor Marcus Tomasi e o professor Sérgio Murilo Schutz.

A Escola de Governo do CBMSC

Atualmente o EGov oferece ao bombeiro militar e instituições congêneres dois cursos de pós graduação lato sensu em Gestão de Riscos e Eventos Críticos e Gestão de Investigação de Incêndio e Explosão – Perícia. Ambos possuem carga horária total de 360h/a e são presenciais.

O EGov como integrante da estrutura organizacional da Diretoria de Instrução e Ensino (DIE) do CBMSC, atua na articulação com esta diretoria para o desenvolvimento de suas atividades didático-pedagógicas.

Conforme definido pela Portaria nº 515/CBMSC de 05/10/2021, a Escola de Governo dispões de autonomia, por meio da DIE, para planejar e administrar o ensino, a pesquisa e a extensão cumprindo e respeitando os limites estabelecidos pelo CEE/SC e Ministério da Educação (MEC), e documentação básica das Instruções Gerais para o ensino e pesquisa do CBMSC.

Sua autonomia pedagógica abrange o desenho e organização curricular, relacionadas ao ensino, bem como a elaboração e atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional, projetos pedagógicos de curso e atendimento pedagógico aos docentes e discentes das pós-graduações já aprovadas junto ao CEE/SC e cursos futuros que serão apresentados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.