Programa Saúde na Escola reforça campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) revelam que no Brasil, a cada oito minutos uma criança é abusada sexualmente, 80% dos crimes ocorrem em ambiente familiar e apenas 2% dos delitos são denunciados.

Por isso, durante esse mês, o Programa Saúde na Escola, desenvolvido pela secretaria de Saúde de Tijucas, com apoio da secretaria municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali – campus Tijucas), estará realizando palestras para crianças de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das unidades de ensino.

“A escola é o ambiente que muitas crianças e adolescentes passam a maior parte do seu tempo, por isso, é fundamental que neste ambiente eles saibam identificar situações de risco e como denunciar casos de abuso e exploração sexual”, comenta a coordenadora do programa, Andrea Agripo.

Durante as palestras, são abordados temas como: o que é abuso e exploração sexual, como identificar situações de risco, como denunciar casos de violência sexual, e quais são os direitos das crianças e adolescentes.

Para denunciar

Para realizar denúncias, os principais meios são:
Disque 100 – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast
190 – Polícia Militar
Conselho Tutelar da região – (48) 3263-4782
Página do Facebook: Tijucas no Combate à Violência

“Estas palestras também são uma oportunidade para os estudantes conversarem e tirarem dúvidas com os palestrantes. É importante que os eles saibam que não estão sozinhos, e que existem pessoas que podem ajudá-los em caso assim. A prevenção continua sendo a melhor forma de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, comenta a secretária de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos de Tijucas, Bianca Machado, parceira na ação.

  

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Saúde

Adicionar aos favoritos o Link permanente.