Dia das Mães: aprenda a fazer risoto e saiba como harmonizar com o vinho ideal

O Dia das Mães está chegando: no próximo domingo (14) é dia de curtir a companhia da mulher que nos deu a vida. E, nesse momento, o melhor presente é estar ao lado de quem amamos. No Clube ND, você pode presentear a sua com vinho especial e ainda com desconto.

Combinação de risoto com vinho para o Dia das Mães

Combinação de risoto com vinho para o Dia das Mães – Foto: Divulgação

Pensando nisso, Kevin Kremer, sommelier e gastrônomo do Empório Floripa, parceiro do Clube ND, disponibilizou uma receita fácil, saborosa e que vai surpreender a sua mãe – também com dicas de harmonização.

A carne é opcional, tornando a receita bem inclusiva. Quer preparar um prato bem especial neste Dia das Mãe? Confira a receita abaixo.

Risoto de cogumelos frescos e contrafilé grelhado

Ingredientes para o preparo do caldo

1 cebola grande (cortada em 4)

1 cenoura (pedaços grandes)

Folhas de alho poró

2 folhas de louro

2 dentes de alho

Sementes de pimenta do reino

4 cravos

Talos dos cogumelos

Aparas da carne (caso venha utilizar)

Ingredientes para o preparo do risoto

400g de arroz arbóreo

1 cebola

2 dentes de alho

1 alho poró

1 bandeja de cogumelo Portobello

1 bandeja de shitake

1 taça de vinho (branco, rosé ou tinto)

300g de queijo parmesão ralado

3 colheres de sopa de manteiga gelada

Sal e pimenta do reino

Modo de preparo

Em uma panela maior, coloque um fio de óleo e doure as aparas de carne. Refogue a cebola, cenoura, folhas do alho poró, talo dos cogumelos, alho, louro e pimenta do reino por 3 minutos. Adicione 2 litros de água e deixe cozinhar em fogo baixo por, pelo menos, 30 minutos.

Em uma outra panela, com um fio de azeite e uma colher de manteiga, refogue os cogumelos com sal e pimenta por 5 minutos, retire e reserve.

Na mesma panela dos cogumelos, coloque azeite e refogue a cebola até murchar. Entre com o alho poró e refogue por 3 minutos. Refogue o alho por 1 minuto.

Acrescente o arroz e dê uma fritada, até ficar quase transparente. Coloque a taça de vinho e mexa até secar. Vá colocando o caldo aos poucos (de duas em duas conchas) e não pare de mexer. Sinta o ponto do arroz e quando estiver quase pronto, coloque os cogumelos.

Mexa mais um pouco, coloque mais uma concha de caldo e entre com o parmesão. Acerte sal e pimenta. Desligue o fogo, coloque o restante da manteiga gelada e mexa até incorporar.

Caso você faça a carne, em uma panela bem quente com azeite e manteiga, faça no ponto que você preferir.

Vinho para acompanhamento

Como sugestão de vinhos, a ideia é dividir em dois grupos: os primeiros um pouco menos encorpados e voltados apenas para o risoto. Como a carne tem estrutura e gordura, vamos precisar de vinhos um pouco mais potentes. Confira as sugestões do sommelier.

Risoto de cogumelos

Schwaderer Pinot Noir (Chile)

vinho elaborado com a uva Pinot Noir com  prática orgânica. Amadurece durante 14 meses em barricas francesas, aportando peso e complexidade. Apenas 4710 garrafas produzidas.

Aromas: morango e cereja vermelha maduros em primeiro plano, com notas florais de rosas, uma especiaria doce que remete à noz-moscada. Folha de chá, baunilha e chocolates complementam o vinho.

San Michele Maso Alto (Brasil)

Elaborado com as uvas Sangiovese, Merlot e Cabernet Sauvignon, com amadurecimento em barricas francesas e americanas de segundo uso, ganhou medalha de Ouro na Grande Prova de Vinhos, em Bruxelas.

Aromas: frutas vermelhas como geleia de framboesa e morango maduro. Seu estágio por barricas aporta aromas de baunilha, chocolate e tabaco. Notas de violeta, terra úmida e folhas de chá aparecem no vinho.

Risoto de cogumelos com carne

Cantina Il Poggio Otium (Itália)

Composto pelas uvas Barbera, Bonarda e Cabernet Sauvignon, esse blend amadurece durante 12 meses em barricas de carvalho.

Aroma: frutas maduras como morango, figo e geleia de amora. Notas terrosas, trufas e alecrim. Especiarias como cravo e alcaçuz. Complementados com couro, baunilha e chocolate.

Bodega Cerro Chapeu Folklore (Uruguai)

Com 80% da uva Tannat e 20% da uva Petit Manseng, este vinho termina a fermentação e amadurece em barricas de carvalho de segundo uso.

Aromas: exibe frutas negras maduras, seguidas de notas florais, de especiarias e de ervas.

Garanta seu vinho com desconto no Clube ND

No Empório Floripa, sócio do Clube ND têm 25% de desconto na segunda garrafa nos rótulos apresentados de harmonização para a receita e em outros disponíveis na loja.

Siga o Clube ND nas redes sociais

Acompanhe as publicações do Clube ND no Instagram e fique por dentro das novidades de parceiros, descontos exclusivos e sorteios especiais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.