Celesc orienta moradores do Alto Vale do Itajaí sobre atraso na entrega das faturas

A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) emitiu uma nota esta semana esclarecendo o atraso na entrega das faturas de abril em Rio do Sul e outras cidades do Alto Vale do Itajaí. Cerca de 15% das 130 mil unidades consumidoras atendidas pela agência regional foram afetadas.

Celesc de Rio do Sul faz alerta para moradores que tiveram atraso na cobrança de suas faturas de energia – Foto: Celesc/Divulgação/ND

Diferente do que ocorre em outras regiões de Santa Catarina, onde houve até rompimento dos contratos, a empresa terceirizada que faz a entrega das faturas no Alto Vale do Itajaí alega que enfrenta dificuldade na reposição do seu quadro de colaboradores devido à alta rotatividade do mercado de trabalho local desde o último mês.

Após identificar atrasos na prestação do serviço de leitura dos medidores e entrega das faturas de luz em Rio do Sul e cidades próximas, a Celesc notificou a empresa responsável pelo serviço e afirma que irá tomar as providências cabíveis.

Por conta disso, em abril, cerca de 15% das unidades consumidoras da região que não receberam a leitura presencial tiveram a fatura emitida automaticamente com base na média de consumo dos doze últimos meses anteriores.

Porém, conforme o gerente da agência regional de Rio do Sul da Celesc, Manoel Arisoli Pereira, clientes que se sentiram prejudicados com a cobrança podem procurar escritórios da Celesc com o celular em mãos para discutir a cobrança.

“Se você tem por exemplo uma estufa de fumo, onde você no período de safra teve um consumo alto e essa fatura veio pela média, é evidente que interferiu e você teve um prejuízo. Então, o cliente precisa procurar uma das unidades presenciais da Celesc, de preferência levando uma fotografia no seu celular da leitura atual do medidor, e no mesmo momento a Celesc já corrige a fatura e entrega a fatura com a leitura correta ao cliente”, disse o gerente em entrevista à NDTV.

Em nota, a Celesc explica que em casos gerais de uma diminuição no consumo e uma cobrança superior ao devido com a leitura pela média, a diferença entre o consumo faturado e o verificado pela leitura seguinte ficará como crédito, sendo abatido na próxima fatura.

Já no caso de um aumento do consumo não faturado, o valor cobrado a menor será compensado com um aumento proporcional na leitura da fatura seguinte. “A Celesc reforça que está acompanhando a situação e cobrando a empresa terceirizada para que regularize as leituras e a entrega das faturas”, disse a companhia em nota.

Clientes que não receberem a conta de luz em casa podem também procurar a segunda via de sua fatura pelo WhatsApp (48) 99860-0067, pelo aplicativo da Celesc para Android e iOS, no site da companhia ou pelo telefone gratuito 0800 048 0120.

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