Que tal conhecer Florianópolis por um novo ângulo? Confira 12 maneiras de ver a cidade de cima

Quando o assunto é contemplar as belezas naturais de Florianópolis o que não faltam são atrativos, seja na orla continental ou insular. À beira-mar, em meio aos morros, há uma infinidade de encantos que fazem da capital catarinense um verdadeiro paraíso natural. Agora, já pensou em ampliar esse olhar, expandir essa linha do horizonte?

Florianópolis é linda de vários ângulos, incluindo de cima

Nenhuma vista vai te mostrar tão bem grande parte da região central de Florianópolis e do continente quanto a que você encontra no mirante do Morro da Cruz – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/ND

Parece difícil? Que nada! A Ilha da Magia e suas belezas são potencializadas do alto. Com tantas trilhas e mirantes fica fácil ver Florianópolis de cima e se emocionar diante de tanta exuberância.

Também há opções para aqueles que desejam ganhar os céus, sobrevoando a terra dos manezinhos, ou ainda para quem prefere ver todos os cartões postais da Capital, sem sair de casa, por meio de obras fotoliterárias.

É uma infinidade de opções para uma cidade diversa que acolhe, abraça e faz a alegria de turistas e moradores. O Floripa 350 foi atrás de alguns destes lugares e possibilidade de assistir a uma Floripa inteira do alto. Confira!

Mirante do Morro da Cruz

No coração de Florianópolis, o mirante do Morro da Cruz é o melhor lugar para conferir a movimentação do Centro da cidade. São 285 metros de altura e uma vista privilegiada do Continente, das pontes Hercílio Luz, Pedro Ivo e Colombo Salles, além da avenida Beira-Mar Norte e parte da Baía Sul.

No mirante do Morro da Cruz também se avista os municípios de Biguaçu, Palhoça e São José. O acesso é fácil, pela avenida do Antão. Dá para subir de carro, moto ou transporte coletivo. Já os mais esportistas podem arriscar uma pedalada ou caminhada pelas ruas íngremes que levam ao mirante.

Vista privilegiada do Centro de Florianópolis, no Mirante do Morro da Cruz – Foto: Bruna Stroisch/Arquivo/ND

Mirante do Morro da Caixa

Anexo ao maciço do Morro da Cruz, outro local para ver Florianópolis do alto é o Morro da Caixa. Ali, no topo da comunidade, há uma grande área de convívio social com uma visão de tirar o fôlego.

O mirante do Morro da Caixa tem pontos de lazer com mesas para jogos, academia, parque infantil e espaços para aquela caminhada despretensiosa. Um dos destaques é uma antiga fonte que foi transformada em chafariz. Suas águas cristalinas jorram nas pedras usadas antigamente pelas lavadeiras do morro.

No Centro de Florianópolis, o Mirante do Morro da Caixa tem pontos de lazer com mesas para jogos, academia, parque infantil – Foto: Mario Costa Junior/Localtour/Divulgação/ND

Mirante da Ponte Hercílio Luz

Ainda na região Central de Florianópolis é possível ver a cidade do alto no mirante do Parque da Luz, na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz. O mirante da Ponte Hercílio Luz tem um lindo pôr-do-sol, conta com estacionamento, área verde e tem fácil acesso. Ideal para um passeio em família.

Mirante do Parque da Luz, no Centro de Florianópolis recebe milhares de visitantes – Foto: Leonardo Sousa/ PMF/Divulgação/ND

Mirante da Praia Brava

No Norte de Florianópolis, o mirante da Praia Brava é um convite à contemplação do mar e as montanhas preservadas que ligam a Brava aos Ingleses, por meio da Ponta da Feiticeira, e a Brava à Lagoinha, pelo morro da Ponta da Bota.

O mirante fica na avenida Epitácio Bittencourt, que dá acesso de Ponta das Canas à Praia Brava. No alto da rodovia está o mirante de concreto. Uma linda rosa-dos-ventos dá a melhor direção aos espectadores. Ao lado do mirante tem um restaurante e uma pista para saltos de parapente e asa-delta.

Fora da temporada, mirante da Praia Brava é praticamente deserto – Foto: Flávio Tin/Arquivo/ND

Mirante do Morro da Lagoa da Conceição

Não tem como ir à Lagoa da Conceição, Leste da Ilha, por meio do bairro Itacurubi, sem passar pelo mirante do Morro da Lagoa. Lá em cima, a sensação é de suspirar diante de tanta beleza.

Também conhecido como Mirante Manoel de Menezes, o local tem uma das mais exuberantes vistas panorâmica da cidade na qual se vê boa parte da Lagoa, avenida das Rendeiras, as dunas e o mar nas praias Joaquina e Mole.

Mirante da Lagoa da Conceição é um dos mais movimentados de Florianópolis – Foto: Flávio Tin/Arquivo/ND

Mirante Ponto de Vista

Do outro lado da Lagoa da Conceição há mais um ponto de contemplação da principal lagoa de Florianópolis. O mirante Ponto de Vista fica na ligação do bairro com a praia Mole. No espaço há uma lanchonete. O acesso é gratuito, mas o estacionamento é cobrado.

No Leste de Florianópolis, mirante Ponto de Vista fica anexo à uma lanchonete e tem vista privilegiada da Lagoa da Conceição – Foto: Joyce Giotti/Arquivo/ND

Mirante da Boa Vista

Ainda na zona Leste, outra opção muito bacana de contemplar Florianópolis do alto é o mirante Boa Vista. Ele fica no acesso à praia da Galheta. Para chegar lá é preciso um pouco de disposição e uma dose de esforço para superar os cerca de 20 minutos de caminhada por uma trilha bastante íngreme, mas vale a pena. De cima do morro é possível ver a região de forma panorâmica. Destaque para as dunas da Lagoa, o canal da Barra da Lagoa e para as praias Barra da Lagoa, Galheta, Gravatá e Mole.

Mirante do Morro das Pedras

O Sul da Ilha também reserva paisagens de tirar o fôlego. Um dos destinos prediletos para ver a região do alto é o mirante da Casa de Retiros Vila Fátima, também conhecido como mirante do Morro das Pedras ou mirante da praia da Armação.

De lá o visitante tem uma visão privilegiada das praias da Armação, do Matadeiro e de parte da Lagoa do Peri. Entre junho e novembro, o local é perfeito para a observação de baleias que vistam a costa catarinense com seus filhotes.

Mirante do Morro das Pedras, no Sul de Florianópolis, é ideal para contemplar do alto as praias da Armação, Matadeiro e parte da Lagoa do Peri – Foto: Flávio Tin/ND

Mirante da Lagoinha do Leste

Tem sido quase que obrigatório visitar o Sul da Ilha e caprichar na pose, em cima de uma grande rocha, que parece flutuar sobre a praia da Lagoinha do Leste. Há dois acessos para o mirante um deles pela praia do Matadeiro e outro pelo Pantano do Sul. Ambos são considerados de média e alta complexidade. Quem topa o desafio diz que vale muito a pena.

Trilha da Lagoinha do Leste é uma das atrações mais procuradas em meio à natureza em Florianópolis – Foto: Marco Santiago/ND

Voos de parapente

Quem não dispensa uma boa aventura também pode se jogar em um emocionante voo de parapente. Em Florianópolis, são quatro rampas nas quais os saltos são feitos. Duas ficam na Praia Brava, Rampa da Feiticeira e Rampa do Rapa, as demais estão no Leste da Ilha, na Praia Mole e Lagoa da Conceição.

Qualquer pessoa com mais de 10 anos, e que não esteja grávida, pode praticar a atividade. Inclusive pessoas com deficiência. O voo de 15 minutos custa em média R$ 390.


Voo de parapente no Norte de Florianópolis pode atingir 400 metros de altura – Vídeo: Brava Parapente/Divulgação/ND

Sobrevoo de avião

Outra forma de descobrir as magias de Florianópolis do alto é sobrevoando a Capital a bordo de uma aeronave. Uma das empresas que oferece o serviço de voo panorâmico é o Aeroclube de Santa Catarina. Lá, o usuário pode definir o tempo de voo e o destino.

Voo panorâmico sob o céu de Florianópolis pode revelar uma cidade de paisagens exuberantes – Foto: Aeroclube de Santa Catarina/Divulgação/ND

O mais procurado é a rota que sai de São José, na Grande Florianópolis, e segue até as praias do Norte da Ilha, passando pelo Centro da Capital. São 30 minutos no ar, a bordo de um Cessna 150 – que tem capacidade para uma pessoa – ou de um Tupy, que leva até três passageiros. A atividade custa R$537.

Outra opção de destino é a volta a Ilha que dura uma hora. Diferentemente dos voos comerciais em grandes aviões, no panorâmico a velocidade e a altura das aeronaves são menores, o que traz uma riqueza de detalhes ao espetador. O Aeroclube de Santa Catarina fica na rua Jorge José da Silva, no Sertão do Maruim, em São José.

Sem sair de casa

Se você ficou animado em conhecer melhor Florianópolis do alto, mas não quer sair de casa, nem se aventurar nas trilhas ou sobrevoando a Capital, a dica é se debruçar na literatura e fotografia que retratam os quatro cantos da cidade. Existe uma infinidade de obras neste contexto.

Um desses trabalhos é o livro ‘Florianópolis Vista de Cima’, assinado pelo fotógrafo Danísio Silva. A obra é de 2012, está disponível em português e espanhol. O livro foi patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à cultura.

Livro “Florianópolis vista de Cima”, de Danísio Silva retrata a cidade de forma muito peculiar – Foto: Windson Prado/ND

Agora é a sua vez! Bora compartilhar sua foto de Floripa do alto?

Gostou das sugestões? Então chegou a hora de interagir. Que tal mandar aquela foto bacana de Florianópolis do alto, para ocupar a galeria de Imagens do Grupo ND? Para participar você deve fazer o registro e envia-lo para whatsapp do Balanço Geral. O número é (48) 99191-4706.

Floripa 350

O projeto Floripa 350 é uma iniciativa do Grupo ND em comemoração ao aniversário de 350 anos de Florianópolis. Ao longo de dez meses, reportagens especiais sobre a cultura, o desenvolvimento e personalidades da cidade serão publicadas e exibidas no jornal ND, no portal ND+ e na NDTV RecordTV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.