Mutirão de cirurgias encerra espera de 4 anos de moradora de Itajaí: ‘muito emocionada’

“Foi uma espera muito dolorosa e triste, porque eu tinha dor praticamente todos os dias, tomava remédios muito fortes para conseguir lidar. Receber a notícia do agendamento foi uma alegria muito grande”, conta Fernanda Koste, primeira paciente a entrar no centro cirúrgico do Hospital Imigrantes, em Brusque, no Vale do Itajaí, para o mutirão de cirurgias.

Mutirão de cirurgias encerra espera de 4 anos de moradora de Itajaí: ‘muito emocionada’ – Foto: Hospital Imigrantes/Divulgação/ND

Ela já esperava pelo procedimento há quase cinco anos. Moradora de Itajaí, Litoral Norte, ela fez o procedimento no último final de semana, e ficou emocionada por finalmente sair da fila de espera. “Enquanto falava com a equipe do Hospital Imigrantes eu estava chorando, muito emocionada”.

O mutirão acontece no Imigrantes Hospital e Maternidade através de um ocnvêndio com o município de Itajaí. As cirurgias são pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e busca zerar a fila de espera dos procedimentos eletivos.

Cerca de 5 mil procedimentos devem ser realizados no mutirão. A expectativa é chegar próximo de zerar as filas de espera da cidade em cerca de seis meses, agilizando procedimentos que foram impactados durante a pandemia de Covid-19.

“Nós estamos muito felizes em conseguir fazer esse mutirão e entregar esse serviço para a nossa comunidade. Nós temos filas de cirurgias represadas pelo menos desde 2018 e esta iniciativa vai nos ajudar a reduzir significativamente as filas. É uma conquista muito grande realizar um dos maiores mutirões que o município já teve nos últimos anos”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

Convênio de hospital de Brusque com a prefeitura de Itajaí pretende realizar mais de 5 mil procedimentos – Foto: Hospital Imigrantes/Divulgação/ND

A diretora-geral do Imigrantes, Fernanda Rodrigues, explica que o contrato tem a duração de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, até que as cirurgias sejam finalizadas. “O convênio prevê a realização de diversas especialidades, como: urologia, cirurgia de mama, cirurgia ginecológica, ortopédica, vascular, cirurgia cardíaca, cirurgia de otorrino, entre outras”, comenta.

No fim de semana, foram realizadas as primeiras cinco cirurgias urológicas, sendo quatro pacientes mulheres e um homem, entre 36 e 60 anos, moradores dos bairros São Vicente, Santa Regina, Espinheiros e Fazenda. O Urologista Fernão Araújo comandou a equipe de oito profissionais, que atendeu nas cirurgias para retirada de cálculo renal.

Mutirão

O credenciamento foi feito tanto para o hospital Imigrantes, de Brusque, quanto para o Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí. O Marieta ainda vai alinhar com a secretaria de Saúde o início dos procedimentos para os próximos dias.

Além das cirurgias, o credenciamento também prevê o fornecimento de leitos de UTI e de mais de 500 próteses, órteses e materiais necessários para as cirurgias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.