Surf no Sul de SC: três associações são declaradas de utilidade pública; o que muda?

Três associações de surf no Sul de SC receberam o título de Utilidade Pública estadual na última quarta-feira (17). Sancionadas pelo governador, Jorginho Mello, as legislações reconheceram a Associação de Tow-In de Jaguaruna, a Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta de Laguna e a Associação de Surf de Laguna.

Surf no Sul de SC

Surfista João Baiuka, na Laje das Jagua (Jaguaruna) pegando um swell histórico – Foto: Gabriel Gomes/Divulgação/ND

Reconhecimento impacta no surf no Sul de SC

A decisão veio pouco depois da Praia do Cardoso, em Laguna, sediar o 1º Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes, o CB Surf Big Wave Mormaii, dando destaque à cidade no cenário nacional do surf. Segundo o surfista e membro de duas das associações, Thiago “Jacaré”, o reconhecimento traz um impacto positivo para o esporte na região.

“Esse título permite que nós tenhamos acesso a novos recursos, vindos direto do governo do estado, tirando diversos projetos do papel. Agora, vamos conseguir desenvolver ainda mais esse lado turístico, principalmente com o Big Surf na região de Laguna e Jaguaruna”, explica.

Jacaré ainda comenta que, para que todo o processo seja feito de forma transparente, uma empresa foi contratada para cuidar da parte de prestação de contas. “Como nós prezamos muito pela sinceridade e honestidade, colocamos profissionais capacitados para gerir toda essa questão da legalidade e regularidade com a verba que será repassada para a gente”, destaca.

Surf no Sul de SC

Surf no Sul de SC deve ser impactado positivamente com o reconhecimento – Foto: Francisco Oliveira/ND

Sobre o 1º Campeonato Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes

Santa Catarina foi palco do 1º Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes, realizado no dia 1º de julho, na Praia do Cardoso, em Laguna. O evento contou com patrocínio do Governo catarinense, por meio da Fesporte e da prefeitura da cidade.

Considerado um marco para a região, a competição premiou os melhores surfistas nas categorias masculina e feminina, além de garantir uma vaga para um mundial.

Na categoria feminino, a campeã foi a surfista e modelo carioca Michelle Des Bouillons, que atingiu a nota 24.03. O segundo lugar ficou com a catarinense Uxa Zucareli, com 22.87 pontos. Completando o pódio, Catarina Lorenzo ficou com o terceiro lugar. Natural da Bahia, a atleta alcançou a nota 22.59.

Michelle Des Bouillons e Lucas Chumbo, vencedores do BSurf Big Wave Mormaii – Foto: CBSurf Brasil/Reprodução/ND

Vencedores têm vaga garantida no mundial de ondas grandes

Já no masculino, o pódio de campeões foi de atletas do Rio de Janeiro. Com 24.07, Lucas Chumbo conquistou o primeiro lugar. Em seguida, Marcos Monteiro, com 19.43 pontos. Por fim, Guilherme Hiel, com a nota de 18.89.

Os vencedores têm uma vaga garantida para a realização de uma competição mundial de ondas grandes, que deve acontecer em 2025.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.