SC registrou 17 casos de violência política em 2023

Os boletins do Observatório da Violência Política Eleitoral no Brasil, publicação realizada pelo Grupo de Investigação Eleitoral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (GIEL/UNIRIO), mostram que Santa Catarina registrou um total de 17 ocorrências de violência política em 2023.

O primeiro trimestre de 2023 foi o que mais registrou ocorrências de violência política em Santa Catarina: o Estado registrou 13 casos, sendo a Unidade da Federação com maior número, empatando com Minas Gerais.

Imagem de homem protegendo o rosto. Em SC, foram registrados 17 casos de violência política em 2023

Em 2024, um homicídio já foi contabilizado pelo Observatório no primeiro trimestre. – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

Das ocorrências registradas entre janeiro a março de 2023, uma foi na categoria “agressão”, uma na categoria “atentado” e as demais na categoria “ameaça”.

Já no segundo trimestre analisado pelo Observatório, Santa Catarina registrou três ocorrências de violência política, sendo dois homicídios e uma ameaça.

Entre julho e setembro de 2023, apenas um caso de ameaça foi identificado no Estado. O ano terminou sem ocorrências geradas em Santa Catarina.

Em 2024, um homicídio já foi contabilizado pelo Observatório no primeiro trimestre. Também foram registrados casos de agressão, ameaça e atentado (um de cada) até o momento.

Observatório da Violência Política e Eleitoral

O Observatório da Violência Política Eleitoral no Brasil faz um levantamento dos casos de violência ocorridos contra lideranças políticas brasileiras, com base no monitoramento diário da mídia impressa, eletrônica e digital desde 2019.

No relatório, há uma subdivisão dos tipos de violência política sofridos por lideranças: Ameaça, Agressão, Atentado, Homicídio, Sequestro e suas variantes contra familiares.

Entre as lideranças em análise, estão políticos no exercício do mandato, ex-políticos, candidatos, pré-candidatos, ex-candidatos e assessores e funcionários da administração pública federal, estadual e municipal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.