Três alimentos ‘tiro e queda’ que ‘derrubam’ o colesterol e reduzem a pressão

Em 2022, cerca de 400 mil pessoas morreram por conta de problemas no coração no país, causados muitas vezes por colesterol alto. Este é um problema frequente no país, mas que pode ser evitado.

Colesterol pode ser reduzido com o consumo de alguns alimentos

Alimentação saudável é fundamental para cuidar da saude cardiovascular – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Estilo de vida, alimentação e hereditariedade são fatores que contribuem para o aumento das doenças cardiovasculares, mas existem aliados que podem ajudar a diminuir os riscos à saúde.

Entre estes aliados, estão alimentos poderosos que ajudam a reduzir o colesterol e, consequentemente, contribuem para diminuir a pressão arterial.

Confira os alimentos que reduzem o colesterol

Azeite

Rico em polifenóis e ácidos graxos, o azeite tem ação antioxidante e ajuda a reduzir o colesterol LDL, considerado “ruim” e aumenta os níveis do HDL, o colesterol “bom”.

A quantidade recomendada é de uma a quatro colheres de sopa por dia, e o produto pode ser usado para temperar saladas e legumes, fazer molhos e no preparo de ensopados.

Maçã

A maçã é rica em pectina, uma fibra que diminui a absorção de gorduras, ajudando a evitar problemas cardiovasculares que podem levar à morte.

A recomendação é consumir a maçã tanto ao natural, de preferência com casca, na na preparação de saladas, sucos, bolos e vitaminas. .

Aveia

A aveia tem altos níveis de beta-glucana, fibra solúvel que, assim como a maçã, ajuda a diminuir a absorção de gordura no intestino e reduz o LDL, o colesterol “ruim”.

O recomendado é consumir duas colheres de sopa por dia, com frutas, sucos e iogurtes ou no preparo de mingaus, sopas, tortas, pães e massas.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.