Exclusive Os Cabides e o futuro brilhante que “Coisas Estranhas” lhe reserva

Aconteceu! Saiu “Coisas Estranhas”, o esperado novo álbum da banda Exclusive Os Cabides. A patota do Sul da Ilha de Santa Catarina prometeu um trabalho que representará um passo importante para o seu futuro e, em verdade eu vos digo: ele será brilhante.

O álbum traz 10 canções muito legais e bem trabalhadas e que trazem a essência da banda: um som divertido e sincero. Só que em escalas bem vibrantes, em uma sonoridade profusa de guitarras e arranjos que nos levam a uma viagem bem doida sobre o universo que cerca a criativa e irreverente banda florianopolitana que ganhou o Brasil.

Quinteto Exclusive Os Cabides, de Floripa, lança seu novo álbum “Coisas Estranhas” e se prepara para um ano de grandes realizações – Foto: Divulgação

O material chegou nas plataformas de streaming na sexta-feira (19) e foi apresentado ao vivo no sábado (20) durante o show que lotou a Célula Showcase, em Floripa. Agora é o mundo. Muitas notícias importantes virão a reboque de “Coisas Estranhas” ainda neste ano.

“Todas as músicas desse álbum, que vêm sendo trabalhadas há mais de um ano, estão sendo lapidadas e conservadas para lançar no momento certo, da forma certa”, anunciou a banda durante a campanha de financiamento coletivo para a produção e gravação do “disco”.

Ouça aqui

Das 10 faixas apenas três foram antecipadas ao público neste período: “Lagartixa Tropical”, “Rua da Lua Cheia” (a única com clipe) e a faixa-título “Coisas Estranhas”.

As demais sete são inéditas, o que representa um feito e tanto nestes tempos digitais saturados de pré-lançamentos e antecipações (singles) que pouco ou praticamente nada de exclusivo mais sobra quando o disco chega por completo. Não é o caso dos “Exclusive”, que até deram um tempo dos palcos para se dedicar à produção e preservar o material.

“Coisas Estranhas” é um sincero e apaixonante disco de rock, com todo os elementos que cativaram o público da banda: orgânico, valvulado, espacial, que nos remete à transcendência psicodélica e tropical do saudoso Júpiter Maçã e dos Mutantes e às sonoridades abrasivas de contemporâneas como Boogarins e Bike.

Produção esbanja vigor orgânico dos “Exclusive”

Outro ponto que conta a favor da banda é a sua casa: o estúdio Ouié, na Praia da Armação. Foi lá que a banda gravo o primeiro álbum “Roubaram Tudo” e não é exagero dizer que foi lá onde essa garotada cresceu. Tudo sob a batuta do produtor Paulo Costa Franco, que viu a banda nascer e se forjar trazendo para “Coisas Estranhas” uma colossal miríade de texturas, experimentações, ideias e vigor orgânico.

As “Coisas Estranhas” acontecem a todo momento e não significam só eventos sobrenaturais ou criaturas mágicas/folclóricas. Dores de cabeça inexplicáveis, paixão platônica, suruba e o centro gravitacional da Terra também são coisas estranhas. Deve-se observar que nada é normal partindo do princípio de que o que existe são coisas e, na maioria das vezes, elas são minimamente estranhas — ou muito estranhas. No álbum, vamos pensar sobre pilhas eletrônicas, luminárias de lava ou até nos nossos sonhos estranhos.

E é assim, de forma muito simples, enxergando beleza, luz e trevas no cotidiano que os cercam, que Exclusive Os Cabides entregam um belo disco, daqueles que qualquer pai, tio, primo ou irmão mais velho gostaria de apresentar aos pequenos como uma gratificante introdução nos caminhos do rock e da música.

Em tempo: “Música Para Achar Bruxa” é uma aula de como se fazer uma canção sobre Floripa e seus sincretismos sem cair nas armadilhas dos clichês mais que manjados desde os anos 1990.

E vocês também poderão assistir a banda na série musical “Kombinado” que estreia sábado (27), na NDTV e no ND Play!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.