UFSC participa da Feira do Mel de quarta a sábado no Largo da Alfândega, em Florianópolis

 

Mel de melato de bracatinga é mais escuro que o mel floral (Imagem: Reprodução)

A 22ª edição da Feira do Mel de Santa Catarina ocorre, de quarta a sábado, 10 a 13 de maio, no Largo da Alfândega, Centro de Florianópolis. Em torno de 200 produtores de Santa Catarina vão expor seus produtos em 23 estandes. A organização é da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc) em conjunto com a Epagri, Sebrae, Senar, UFSC e Prefeitura de Florianópolis. A feira conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura.

A UFSC será representada na abertura do evento pela diretora do Centro de Ciências Agrárias, Rosete Pescador e a vice-diretora Marlene Grade. Participa também a coordenadora do Curso Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSC, Ana Carolina de Oliveira Costa. A UFSC terá um estande próprio para a apresentação de pesquisas com as espécies de abelhas e com dicas para a  identificação de mel falso. Professores e pesquisadores Laboratório de Química de Alimentos (LabQA) da UFSC estarão presentes das 10-12h e das 15-17h nos dias do evento.

O Núcleo de Pesquisas Avançadas em Produtos da Colmeia (Nupac), que participou ativamente do processo de indicação geográfica do mel de melato de bracatinga também fará parte do estande da UFSC, tirando dúvidas e conversando sobre as pesquisas em mel. Apresentará as propriedades dos méis de abelhas sem ferrão e do mel de melato de bracatinga, além de disponibilizar material informativo sobre fraudes e adulterações em méis. Na feira, é realizado um ensaio físico-químico para detectar fraude em mel por adição de açúcar, o chamado teste do Lugol. A Universidade realiza ainda uma exposição de méis florais (cristalizado e fluido), de abelhas sem ferrão e de melato da bracatinga, explorando suas diferenças sensoriais.

A feira é um espaço também de comercialização da produção de mel, própolis, pólen, cera e outros produtos à base de mel. Oferece preços tabelados para cada um dos produtos. Os estandes estarão abertos à visitação de quarta a sexta, das 8h às 19h, e no sábado, das 8 ao meio-dia.

 

Mais informações:
Site da Faasc

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.