VÍDEO: Caças Gripen da FAB decolam do aeroporto de Navegantes em voo inaugural

Os novos caças Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) se despediram de Navegantes, no Litoral Norte catarinense, nesta terça-feira (9). As duas aeronaves decolaram do aeroporto de Navegantes em direção a Base Aérea de Anápolis, em Goiás, em um voo de cerca de 1h20min.

Aviões decolaram do aeroporto de Navegantes nesta terça-feira (9) – Foto: Tenente Letícia Faria/CECOMSAER/Reprodução/ND

O trajeto de Santa Catarina até Goiás é de 636 milhas, o que equivale a quase 1,2 mil quilômetros.

As aeronaves foram conduzidas pelos pilotos do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), tenente-coronel aviador Cristiano de Oliveira Peres, e pelo major aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, que participaram de treinamentos, inclusive na Suécia, sede da Saab, empresa que desenvolve o Gripen.

As demais unidades da Força Aérea Brasileira que chegaram ao Brasil em 2022 costumavam decolar do aeroporto de Navegantes e pousar no Centro de Ensaio de Voo do Gripen, em Gavião Peixoto (SP).

Agora, pela primeira vez, o pouso será em uma pista de base militar, a Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás (GO). Os aviões decolaram às 13h18 desta terça-feira de Santa Catarina, e pousaram às 14h40 em Goiás.

Caças vieram da Suécia a bordo de navio até o litoral de SC - Tenente Letícia Faria/CECOMSAER/Reprodução/ND
1
2

Caças vieram da Suécia a bordo de navio até o litoral de SC – Tenente Letícia Faria/CECOMSAER/Reprodução/ND

Aviões foram transportados na madrugada de sábado (6) para aeroporto - Tenente Letícia Faria/CECOMSAER/Reprodução/ND
2
2

Aviões foram transportados na madrugada de sábado (6) para aeroporto – Tenente Letícia Faria/CECOMSAER/Reprodução/ND

Os caças embarcaram em um navio na Suécia no dia 17 de abril, e chegaram no porto de Navegantes na última sexta-feira (5).

Na madrugada de sábado, as aeronaves foram transportadas do porto ao aeroporto de Navegantes, em operação pelas ruas da cidade.

Já no hangar, os caças Gripen receberam os assentos ejetáveis e o kit de sobrevivência. Também foi feita a preparação para o abastecimento e acionamento em solo.

Com tudo pronto, as aeronaves tiveram autorização para a decolagem. A missão, denominada Operação Navegantes, foi coordenada pelo Coronel Aviador Leandro Barbosa Ferreira Pinto, do efetivo da COPAC.

“Esta foi a quarta vez que a FAB e a Saab realizaram a missão de recebimento dos Gripen no Brasil. Contamos com o apoio das autoridades locais, civis e militares, além do envolvimento da população, que com muito entusiasmo e respeito, nos recebem e acompanham nosso trabalho, especialmente quando transportamos as aeronaves pelas ruas da cidade, do Porto até o Aeroporto. Com isso, cumprimos mais uma etapa do Projeto F-X2 e seguimos na nossa missão em prol da Defesa Aérea de nosso país”, destacou Leandro.

Com a chegada das duas aeronaves, a FAB passará a contar com seis F-39 Gripen em seu acervo, dos 36 que fazem parte do projeto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.