Concerto Cultural inédito pela Banda da Policia Militar no Teatro do CIC

Uma noite cultural marcada de emoções e interpretações musicais inéditas com vários grupos artísticos de diferentes regiões do Estado marcou o Concerto Sinfônico da Banda de Música da Policia Militar de Santa Catarina.

Escola Bolshoi deu show – Foto: Moacir Pereira

O evento foi realizado com o Teatro do Centro Integrado de Cultura totalmente lotado, marcando  os 130 anos da Banda e os 188 anos de fundação da PM de SC.

Afinada, com diferentes naipes de metais brilhando, a Banda da PMSC tocou e interpretou os mais variados ritmos, de melodias de óperas, a MPB, música clássica e até pagodes.

Banda dos Tirolezes continua fazendo sucesso – Foto: Moacir Pereira

O concerto começou com homenagem aos eslavos que colonizaram  o Estado, mencionando os russos pela presença da Escola Bolshoi, de Joinville, iniciativa do falecido prefeito Luiz Henrique da Silveira.

Crianças e adolescentes deram um show de interpretação artística e abriram o programa com forte repercussão da plateia.           Em seguida, a cultura japonesa foi homenageada com música típica de filme famoso premiado com Oscar.

Grupo de Blumenau marcou presença – Foto: Moacir Pereira

A cultura austríaca contou com a participação da famosa Banda dos Tiroleses, uma das expressões artisticas de Treze Tilias, “O Tirol Brasileiro”.

Com mais de 50 anos fazendo sucesso no Brasil e no exterior, a banda da comunidade austríaca enriqueceu a noite tocando junto com a banda da Policia Militar.

Giovane Pacheco homenageou os italianos – Foto: Moacir Pereira

Entre os músicos de destaque, o premiado maestro, músico e artista Bernardo Moser, um dos maiores propagadores da cultura tirolesa e dedicado líder dos grupos musicais de Treze Tilias.

A apresentação alemã para saudar a comunidade do Vale do Itajaí ficou com a participação da Banda Stadkapelle, de Blumenau.

A  música italiana com a interpretação do subtenente Giovane Pacheco, conhecido regente e tenor, que cantou “Mama son tanto felice”.

Terno de Reis na lembrança dos açorianos – Foto: Moacir Pereira

 

A música tradicionalista, que contou com a participação de Ricardo Porto, que prestou homenagem a Santa Catarina e ao homem do Contestado.

Santa Catarina e o Homem do Contestado – Foto: Moacir Pereira

Por fim, um grupo da Ilha homenageando os açorianos, com o Terno de Reis e música sobre a Lagoa da Conceição.

No final, o Coral Encantos uniu-se à Banda para cantar “Certos Amigos”, grande sucesso do falecido compositor Daniel Lucena, que continua levantando platéias em todos os ambientes do Estado.                A banda foi regida pelo 1º sargento Jairo e pelo subtenente Espíndola.

Oficiais e militares da PM deram show de interpretação da MPB – Foto: Moacir Pereira

O comandante geral da PM, coronel Aurélio Pelozato, fez uma saudação ao público presente, lembrando os compromissos da corporação e incentivando os subordinados a cumprirem a missão, a partir de uma nova conquista histórica.

Coronel Pelozato transmitiu mensagem de incentivo e cumprimentos aos PMs de SC – Foto: Moacir Pereira

Pesquisa nacional realizada pela Global Quest colocou a PM catarinense como a melhor politica do Brasil, com aprovação superior a 75%.

Ao final do espetáculo, aplausos de pé entusiásticos aos músicos e participantes de várias regiões catarinenses.

*

Adicionar aos favoritos o Link permanente.