VÍDEO: Idosa de SC faz rosário com 62 pedras retiradas da própria vesícula: ‘todas iguaizinhas’

O vídeo de uma idosa catarinense, de 90 anos, viralizou nesta semana por um motivo inusitado: no registro, compartilhado pela neta nas redes sociais, ela mostra um rosário feito com 62 pedras retiradas da própria vesícula. Ao ND Mais, a neta conta que se surpreendeu com a repercussão.

Vanda Martins, de 90 anos, idosa que viralizou por rosário de pedras na vesícula - idosa, de pele branca, com cabelos grisalhos mostrando rosário nas mãos

Idosa, de 90 anos, viralizou com explicação sobre o objeto – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

Rosário com pedras de vesícula é considerado ‘uma bênção’

A publicação já soma mais de 1,9 milhão de visualizações em apenas uma rede social e gerou repercussão pela dúvida dos internautas se as pedras, de fato, foram removidas da vesícula de Vanda Martins.

Letícia Martins, neta da idosa, contou ao ND Mais que se surpreendeu com a história, já antiga na família. A cirurgia de Vanda para a remoção das pedras ocorreu há cerca de 25 anos.

“Ela achou as pedras muito bonitas, colocou em cima da cama e foi contar. Ela viu que tinha o mesmo número de contas para fazer, tinham três pedras a mais que eram maiores e ela contou como sendo a Santíssima Trindade”, relembra a jovem.

Objeto virou alvo de questionamentos na web – Foto: Letícia Martins/Acervo Pessoal/Reprodução/ND

“Ela saiu da cirurgia e logo levou as pedras para o ourives fazer o rosário. A família, desde o início, leva isso não como um milagre, mas como uma bênção muito grande. Ela conta essa história desde que eu me conheço por gente”, diz a neta.

Prova de fé

Vanda nasceu em 1934, em Florianópolis, e desde pequena sempre teve muita fé. Após a cirurgia e com as pedras em mãos, a produção do rosário foi apenas uma questão de tempo.

“É muita coincidência. As pedras são todas certinhas, não foi lapidado, nada. É assim mesmo como está ali! O ourives que fez disse que foi muito difícil furar, porque eram muito duras”, relembra Vanda Martins.


Idosa explica que ficou com duas cicatrizes por conta da cirurgia – Vídeo: Redes Sociais/Reprodução/ND

“É uma graça muito grande. Eu sempre tive muita fé, sempre rezei muito, desde criança. Fui para a mesa de cirurgia rezando [as contas] nos dedos”, completa a idosa de 90 anos.

Com a desconfiança dos internautas Letícia fez uma sequência de outros vídeos com a avó, inclusive com a explicação (assista acima) de como a ideia de reproduzir o símbolo de fé surgiu.

“Ela não conta porque realmente pensava que iam achar muito inacreditável, que não iam acreditar nela. E foi isso que aconteceu quando postei o vídeo. Muita gente não acredita. Minha família já se ofereceu para fazer um teste, levá-la a um laboratório e comprovar que é realmente pedra da vesícula dela”, completa a neta.

Terço x rosário

Apesar das semelhanças, tradicionalmente, na igreja católica, existem algumas diferenças entre o terço e o rosário:

  • O rosário, também chamado de Santo Rosário, é considerado o conjunto que representa as orações e os mistérios da vida de Jesus Cristo. Conforme a Congregação Franciscanas de Ingolstadt, até 2002, ele era composto por 150 Ave-Marias, no entanto, após a determinação do, à época Papa, João Paulo II, houve a inclusão de mais 50. Atualmente, o rosário possui 200 Ave-Marias.

“Não existe igual, são todas iguaizinhas [pedras]”, diz Vanda Martins.

  • Já o terço é uma parte do rosário, a sequência de cinco dezenas. Por ser distribuído em três partes iguais, as divisões foram denominadas terços e, mesmo com a inclusão de mais mistérios, o nome já estava amplamente consolidado.

Assista ao depoimento que viralizou:

@leticiamxrtins

o lore da minha vó é incomparável

♬ original sound – Leticia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.