Maior evento de divulgação científica de SC começa na segunda, dia 4; veja a programação

Campus da UFSC na Trindade, em Florianópolis, será a sede da Sepex (Amanda Miranda)

A Semana de Ensino Pesquisa, Extensão e Inovação da UFSC (Sepex) vai começar nesta segunda-feira, 4 de novembro, mas fique atento: a cerimônia de abertura, as palestras e as rotas temáticas começam na quarta, 6 de novembro, estimulando tanto a comunidade interna como a sociedade a ocuparem os espaços da Universidade Federal de Santa Catarina e conhecerem seus projetos. A Sepex tem um site com toda a programação, que também pode ser encontrada logo abaixo. As atividades ocorrem em Florianópolis, onde está localizado o campus central.

A cerimônia de abertura, que contará com a presença do reitor da UFSC Irineu Manoel de Souza e de autoridades, terá uma palestra sobre Cosmos, Vida na Terra e Saúde Mental: Uma Viagem Científica, às 18h30, no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis. O debate conta com a participação de Regina Rodrigues, da Coordenadoria Especial de Oceanografia da UFSC; Eslen Delanogare, psicólogo, doutor em Neurociências pela UFSC e divulgador científico; e Sérgio Sacani, geofísico, doutor em Goeciências pela Unicamp e divulgador científico. A mediação será de Rui Daniel Prediger, do Departamento de Farmacologia da UFSC.

A Sepex também terá a tradicional Feira de Ciências, com exposição de projetos da universidade ao público, e as Rotas Temáticas, verdadeiros passeios pelo mundo do conhecimento. Dezenas de escolas se inscreveram, inclusive de outras cidades do Estado. Atrações culturais também serão realizadas ao longo da semana, que ainda conta com a celebração dos 20 anos do Instituto Latino-Americano (Iela) e com uma Feira  a Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Economia Solidária ocorrendo dentro do campus.

Agende-se e saiba tudo o que vai acontecer na Sepex

Dias 4, segunda feira, e 5, terça-feira

Veículo inovador desenvolvido por estudantes

AMP-224 durante a 20° Fórmula SAE Brasil. Foto: Ampera Racing

Um veículo autônomo e elétrico tipo fórmula, o AMP-224, estará exposto já no primeiro dia do evento, a partir das 10h, em frente à Reitoria do campus Trindade, em Florianópolis. Após a demonstração, estará no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo até o encerramento da Sepex, em 8 de novembro. O carro foi desenvolvido pela Ampera Racing. A equipe, composta por mais de 80 estudantes, em sua maioria das Engenharias, criou um sistema que permite ao veículo “pensar” e “agir” de maneira autônoma, replicando as habilidades humanas de direção.

Apresentação de pesquisas

No Seminário de Iniciação Científica, acadêmicos irão apresentar suas pesquisas para os interessados e para a comunidade. A programação começa na segunda-feira, se estende até dia 8 e está disponível aqui.

Minicursos

A comunidade interna e externa da UFSC também começa a semana com um intenso cardápio de minicursos. As inscrições estão encerradas e ocorrem online e presencialmente.

20 anos do Iela

A agenda de celebração dos 20 anos do Iela, na Sepex, começa na quinta-feira, 5 de novembro, com palestra sobre o lado B de Costa Rica, ministrada pelo professor Jonathan Elizandro Orozco, às 18h30, no auditório do Centro Sócio-Econômico.

Dia 6, quarta-feira

Feira de Ciências

Um passeio lúdico, poético e cheio de curiosidades e conhecimento é o que promete a Feira de Ciências, uma das atrações mais aguardadas da programação da Sepex. Os estandes dos projetos e laboratórios da UFSC estarão no Hall do Centro de de Eventos da UFSC e ficam abertos das 9h às 19h nos dia 6 e 7 e até as 18h no dia 8. Grupos que estudam temas como saúde e meio-ambiente estarão acessíveis aos visitantes, apresentando projetos desenvolvidos na universidade.

Cerimônia de abertura com palestra sobre  Cosmos, Vida na Terra e Saúde Mental: Uma Viagem Científica

A 21ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será aberta oficialmente na quarta-feira, 6 de novembro. A palestra de abertura será com a mesa Cosmos, Vida na Terra e Saúde Mental: Uma Viagem Científica, às 18h30, no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis.

O debate conta com a participação da professora Regina Rodrigues, da Coordenadoria Especial de Oceanografia da UFSC; Eslen Delanogare, psicólogo, doutor em Neurociências pela UFSC e divulgador científico; e Sérgio Sacani, geofísico, doutor em Goeciências pela Unicamp e divulgador científico. A mediação será de Rui Daniel Prediger, do Departamento de Farmacologia da UFSC. A programação será logo depois da cerimônia de abertura, a partir das 18h30.

Planetário da UFSC está nas rotas temáticas da Sepex (Foto: Mateus Mendonça/Agecom)

Rotas temáticas

Nas rotas temáticas, a comunidade poderá visitar projetos com estrutura própria, como laboratórios e exposições. As Rotas Temáticas serão realizadas de 6 a 8 de novembro em vários pontos da UFSC. Na quarta, as rotas abertas são de Saúde/Tecnologia, Observatório & Planetário/Escoteiro Desterro e Ciências Agrárias e Botânica na parte da manhã. À tarde, o percurso pelo conhecimento será nas áreas de Biblioteconomia/Tecnologia; Observatório & Planetário/Escoteiro Desterro; Inovação/Negócios; Ciências Agrárias e Botânica.

Atrações culturais

A Sepex também começa na quarta-feira a exibir atrações culturais variadas. Confira a agenda, que vai até sexta, dia 8.

Oficina de Cordel

Outra atividade que acontece dentro da Sepex e na programação dos 20 anos do Iela é a Oficina de Cordel, com o poeta e cordelista pernambucano Alan Salles. A intenção da oficina de cordel é mostrar que, no Brasil, é larga e profícua a tradição da rima, tanto no nordeste com o cordel e a embolada, quando no sul, com as trovas. Conhecer essas raízes é vital para que a cultura popular estenda seus braços por todo o país. A oficina de cordel acontece no dia 6 de novembro, quarta-feira, a partir das 14h30 no Mini Auditório do Serviço Social, no CSE, no Bloco D, sala 217, segundo andar.

Dia 7, quinta-feira

UFSC recebe Feira da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Economia Solidária em meio à Sepex

Feira da Reforma Agrária estará na Praça da Cidadania

A Semana de Pesquisa e Extensão (Sepex), maior evento de divulgação científica do Estado, se encontrará com a programação da Feira da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Economia Solidária no campus da Universidade Federal de Santa Catarina na Trindade, em Florianópolis. Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, a Praça da Cidadania será palco da segunda edição da Feira, sob a coordenação da Cooperativa Central da Reforma Agrária (CCA-SC).

Mais de 100 feirantes, entre camponeses, camponesas, indígenas, quilombolas, trabalhadores e trabalhadoras da economia solidária, além de assentados e assentadas da reforma agrária de todo o estado de Santa Catarina vão expor e comercializar seus produtos na Praça, localizada em frente ao prédio da reitoria. A programação e a inscrição para seminários e mesas de diálogos está disponível aqui.

Seminário Alimentação Saudável e Políticas Públicas

No dia 7 de novembro, haverá o seminário Alimentação Saudável e Políticas Públicas, a partir das 14h, uma parceria com a Feira Estadual da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Economia Solidária, também no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. O encontro conta com a presença de integrantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, para debater com integrantes de movimentos sociais, estratégias de garantir a soberania alimentar através de políticas públicas que contemplem a produção agroecológica. Participam Rogério Antonio Mauro (MDA), Jamil Habdala (Fetraf-SC), Marília Gaia (UFSC), Rita Maraschin (CONSEA), com mediação de Lucídio Ravanello.

Feira de Ciências

Um passeio lúdico, poético e cheio de curiosidades e conhecimento é o que promete a Feira de Ciências, uma das atrações mais aguardadas da programação da Sepex. Os estandes dos projetos e laboratórios da UFSC estarão no Hall do Centro de de Eventos da UFSC e ficam abertos das 9h às 19h nos dia 6 e 7 e até as 18h no dia 8. Grupos que estudam temas como saúde e meio-ambiente estarão acessíveis aos visitantes, apresentando projetos desenvolvidos na universidade.

Rotas temáticas

Na parte da manhã, as rotas temáticas serão pela Cidade das AbelhasPlanetário/Colégio de Aplicação/Escoteiros Desterro; Ciências Agrárias e Tecnologia/Inovação e Negócios. Já durante a tarde, os visitantes poderão conhecer a Cidade das Abelhas, a Biblioteca Universitária, o Museu de Arqueologia e Etnologia. Além disso, também estão abertas as rotas Física de Portas Abertas, Ciências Agrárias; Espaços de Convivência; Escoteiro Desterro e Tecnologia

Atrações culturais

A Sepex terá, de quarta a sexta-feira, atrações culturais variadas. Confira a agenda.

20 anos do Iela

A agenda de celebração dos 20 anos do Iela se encerra, na Sepex, na quinta-feira, com a conferência principal O imperialismo ainda existe?. Será às 18h30, no Auditório do CSE, com a participação da professora de Relações Internacionais, Camila Vidal, que tem como objeto de pesquisa sistemática os Estados Unidos e o professor Nildo Ouriques, presidente do IELA.

Dia 8, sexta-feira

Feira de Ciências é tradição da Sepex

Feira da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Economia Solidária

A agenda da feira, na Praça da Cidadania, continua até sábado, 9 de novembro.

Feira de Ciências: último dia para conhecer os projetos da UFSC na Sepex

Um passeio lúdico, poético e cheio de curiosidades e conhecimento é o que promete a Feira de Ciências, uma das atrações mais aguardadas da programação da Sepex. Os estandes dos projetos e laboratórios da UFSC estarão no Hall do Centro de de Eventos da UFSC e ficam abertos das 9h às 19h nos dia 6 e 7 e até as 18h no dia 8. Grupos que estudam temas como saúde e meio-ambiente estarão acessíveis aos visitantes, apresentando projetos desenvolvidos na universidade.

Rotas temáticas

Na parte da manhã, as rotas são de Ciências Biológicas; Ciências Agrárias; Observatório & Planetário/Escoteiros Desterro e Tecnologia. Já durante a tarde, as rotas são pelo Observatório & Planetário/Escoteiros Desterro; Ciências Biológicas; Física de Portas Abertas; Ciências Agrárias; Espaços de convivência e Tecnologia, Inovação e Negócios.

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.