Parto emergencial mobiliza bombeiros em Itapema: ‘Cordão umbilical estava enrolado’

A mãe, consciente e orientada, estava deitada na cama em posição adequada para o parto

O Corpo de Bombeiros Militar de Itapema foi acionado na tarde de hoje para atender a uma ocorrência de parto em uma gestante. Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram uma situação crítica: a criança já estava com o corpo quase totalmente fora, restando apenas a cabeça, e com o cordão umbilical enrolado duas vezes no pescoço.

A mãe, consciente e orientada, estava deitada na cama em posição adequada para o parto. Com rapidez, a equipe realizou os procedimentos necessários e, após alguns minutos de tensão, o nascimento foi completado. A equipe de resgate então proporcionou aquecimento, aspiração das vias aéreas e oxigênio para o recém-nascido, que apresentava batimentos cardíacos acelerados, mas não chorava e apresentava dificuldades respiratórias.

A situação se agravou com a confirmação de uma parada cardiorrespiratória, levando os bombeiros a iniciar massagem cardíaca. O suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que chegou rapidamente, foi crucial. A equipe avançada assumiu a ocorrência com a médica, conseguindo estabilizar mãe e filho.

Ambos foram transportados com segurança ao Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, onde foram entregues aos cuidados da equipe médica. Os sinais vitais de ambos estão estáveis, e seguem sob observação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.