Quanto exercício é necessário para compensar um dia sedentário no trabalho?

Muitas vezes, o trabalho nos obriga a ficar sentados por longos períodos de tempo e quando chegamos em casa, adicionamos mais horas a nossa falta de atividade física quando ficamos sentados no sofá assistindo televisão.

Os estilos de vida e o sedentarismo são responsáveis por até 5,5% de todas as mortes em todo o mundo a cada ano, assim, é importante se levantar e se exercitar.

Em termos de quantidade, meia hora de exercício é suficiente para compensar o fato de ter passado tantas horas no sofá.

pessoa amarrando o tênis pronta para correr e evitar o sedentarismo

Close up shoes Female runner tying her shoes for a jogging exercise – Foto: Freepik/Reprodução;ND

Pesquisadores da Escola Norueguesa de Ciências do Esporte analisaram o risco de mortalidade a médio e longo prazo de 44.370 mulheres e homens com base em seus níveis de sedentarismo e atividade física.

O que eles viram confirmou o que os estudos têm mostrado há décadas: o sedentarismo tem consequências fatais.

Se o trabalho nos obriga a ficar sentados de nove a dez horas todos e não temos muito tempo para os exercícios, não existe motivo para preocupação, pois apenas 30 a 40 minutos de exercícios físicos moderados são suficientes para compensar um estilo de vida sedentário.

O exercício é bom para o coração, pois quem não pratica atividade física, com o sedentarismo tem muito mais possibilidade de desenvolver uma série de doenças, como as cardiovasculares.

O Dr. Fernando José García, do Serviço Médico de Emergência da Comunidade de Madri, explica que, no que diz respeito ao sistema cardiovascular, o sedentarismo levam, entre outras coisas, a um aumento nos níveis de colesterol, pressão arterial e açúcar no sangue.

5 exercícios que podem ser feitos para espantar o sedentarismo

1) Alongar as pernas

É aconselhável que, durante os longos períodos que passamos sentados, saiamos da cadeira a cada 30 minutos para esticar as pernas. Todo o corpo ficará grato por isso, assim como o cérebro, que precisa descansar.

2) Caminhar

Mesmo em distâncias curtas, a caminhada reduz significativamente os níveis de colesterol, a pressão arterial e o risco de diabetes e problemas de saúde mental.

3) Correr ou caminhar com um ou mais passos extras traz benefícios

Para os iniciantes, é melhor começar com o jogging do que com a corrida – a mesma coisa, mas com mais intensidade.

4) Dançar

Proporciona exercícios e diversão. Ao seguir o ritmo da música, o corpo inteiro se movimenta.

5) Ioga

Melhora a saúde cardiovascular, previne (e trata) problemas de saúde mental e muito mais. E, de acordo com a Universidade de Harvard, é o único exercício que pode ser praticado por toda a vida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.