Dia das Mães registra maior intenção de gastos no comércio em SC desde 2018

Desde o início do mês, o comércio está aquecido pela busca de um presente para as mães. Conforme a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina), o Dia das Mães é considerada a data mais importante para o comércio catarinense após o Natal.

Segundo pesquisa, os consumidores levam em consideração preço, o atendimento e a qualidade do produto – Foto: Leo Munhoz/ND

A última semana que antecede a data comemorativa sempre é a mais procurada pelos consumidores para realizar a compra dos presentes, como aponta a pesquisa de intenção de compra realizada pela federação em sete municípios do Estado.

A pesquisa constatou que os filhos se mostraram mais intencionados em comprar presentes de valor mais alto do que as filhas. Neste ano, a expectativa de gasto médio está estimada em R$ 211,33 – o maior valor em termos nominais da série histórica e alta de 7,5% diante do ano anterior.

O economista da Fecomércio, Pedro Henrique Pontes, assegura que, apesar do dado não parecer tão em alta em relação ao ano anterior, o ano de 2023 apresenta uma estabilização em comparação ao ano da pandemia, o qual apresentava gastos médios bem baixos.

“Apesar disso, percebemos que ainda não nos recuperamos plenamente se compararmos com os valores antes da pandemia. Quando olhamos para 2018 e 2019, observamos que há uma brecha a ser suprida para os próximos anos”, avalia Pontes.

Subgerente de uma loja de calçados no Centro de Florianópolis, Denise Peres, afirma que, de fato, o movimento cresceu esta semana. “Estamos surpresos porque tem aparecido muitos homens desacompanhados das mães. E antes costumavam vir mais mulheres”, evidencia.

Roupas, cosméticos e calçados lideram escolhas

Para realizar as compras, seis em cada dez pretendem garantir os presentes no comércio de rua. Em segundo lugar, estão os shoppings centers, com 16,4% e a internet, com 13,5%. Já na hora de escolher o local de compra, os consumidores levam em consideração preço, o atendimento e a qualidade do produto.

Além disso, mais da metade dos clientes, cerca de 65,4%, afirmaram que pretendem efetuar as compras durante este período.

É o caso da psicóloga Joice Kroth, que escolheu esta quinta-feira (11) para comprar o presente para a sua mãe Glacy, de 75 anos. “Eu já estava aqui para resolver outras coisas e aproveitei para comprar o presente para minha mãe”, conta.

A psicóloga conta que escolheu um blusão de lã. “Minha mãe mora no Rio Grande do Sul, então é uma roupa que ela gosta de usar. E também achei que tinha a cara dela”, argumenta Joice.

Segundo a pesquisa, as roupas lideram a lista de preferências, com 32%, seguido de perfumes/cosméticos, 14,8% e calçados e bolsas, com 13,6%.

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