Das articulações à pele: o alimento que ajuda a desinflamar diversas partes do corpo

A cúrcuma se tornou um alimento, usado para combater e prevenir um grande número de doenças devido às inúmeras propriedades atribuídas a ela.

Entre elas estão os benefícios anti-inflamatórios, que atuam de forma eficaz em diferentes partes do corpo, proporcionando a melhora da dor ou inflamação, tanto interna quanto externa.

A seguir, veja quais são as partes do corpo que vão se beneficiar com o consumo da cúrcuma e como utilizá-la para obter os benefícios.

a cúrcuma é alimento que ajuda a tirar dores e desinflamar partes do corpo

Cúrcuma é um tempero conhecido pela capacidade de ajudar a reduzir a inflamação em várias partes do corpo – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Conforme mencionado antes, a cúrcuma é um tempero amplamente utilizado na medicina tradicional, pois contém um composto ativo chamado curcumina, que contém propriedades anti-inflamatórias.

Esse alimento é conhecido pela capacidade de ajudar a reduzir a inflamação em várias partes do corpo, graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias naturais:

1) Articulações

A cúrcuma pode ser eficaz na redução da inflamação em pessoas que sofrem de artrite. A curcumina ajuda a reduzir a dor e o inchaço associados à inflamação das articulações.

2) Sistema digestivo

A inflamação no trato gastrointestinal pode ser aliviada, melhorando condições como a colite ulcerativa e a síndrome do intestino irritável. A cúrcuma ajuda a proteger o revestimento do estômago e facilita a digestão. Por esse motivo, seu consumo ajuda a reduzir a inflamação do estômago.

3) Órgãos internos

Sabe-se que ela tem efeitos protetores sobre o fígado, o que reduz a inflamação e melhora a saúde do fígado.

4) Pele

Aplicada topicamente, a cúrcuma pode reduzir a inflamação causada por problemas de pele, como acne e psoríase e promove uma cicatrização mais rápida.

Ela também ajuda a proporcionar esse efeito de alívio da inflamação internamente.

5) Coração e sistema cardiovascular

Ajuda a reduzir a inflamação nas paredes das artérias, o que pode melhorar a saúde cardiovascular geral e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Como tomar alimento para colher seus benefícios

Para colher os benefícios anti-inflamatórios da cúrcuma, é importante consumi-la de forma a maximizar a absorção da curcumina. Aqui estão algumas sugestões:

1) Com pimenta-do-reino

A piperina presente na pimenta-do-reino aumenta a absorção da curcumina. Adicionar uma pitada de pimenta-do-reino à cúrcuma pode aumentar sua eficácia.

2) Com gorduras saudáveis

A curcumina é solúvel em gordura, portanto, consumir a cúrcuma com gorduras saudáveis, como óleo de coco, abacate ou leite de coco, pode melhorar a absorção.

3) Chá de cúrcuma

Preparar um chá fervendo água com cúrcuma em pó ou cúrcuma fresca. Ingredientes adicionais, como gengibre, mel e limão, podem ser adicionados para melhorar o sabor e os benefícios.

na foto aparece chá de cúrcuma, um alimento que tem propriedades anti-inflamatórias para o corpo

Chá da memória com alecrim e casca de catuaba – Foto: Reprodução/Freepik

4) Leite dourado

Uma bebida popular que combina leite quente (pode ser vegetal), cúrcuma, canela, pimenta-do-reino e, às vezes, gengibre, oferece uma maneira saborosa de consumir cúrcuma.

5) Suplementos

As cápsulas de curcumina são uma opção para quem busca uma dose controlada. É fundamental garantir que os suplementos contenham piperina ou sejam formulados para melhorar a absorção.

Apesar de todos esses benefícios, é importante lembrar que cada organismo reage de forma diferente, e o uso de suplementos deve ser feito com cautela, de preferência sob supervisão médica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.