Trecho de 27 km de ferrovia no Alto Vale do Itajaí poderá virar novo atrativo turístico

O Governo de Santa Catarina iniciou negociações junto à SPU (Secretaria de Patrimônio da União), do Governo Federal, para a cessão de um trecho da antiga EFSC (Estrada de Ferro Santa Catarina), no Alto Vale do Itajaí. O percurso de 27 quilômetros fica entre Rio do Sul e Apiúna.

Governo de Santa Catarina procurou órgão federal para ceder trecho da Estrada de Ferro desativada ao Estado – Foto: Arquivo/Willian Klaumann/Prefeitura Municipal de Apiúna/ND

Segundo a secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, que encabeça o movimento, o trecho da Estrada de Ferro foi desativado na década de 1970 pela RFFSA, a Rede Ferroviária Federal brasileira. A transferência deste patrimônio da União ao governo estadual permite que movimentos culturais e turísticos sejam feitos na ferrovia.

“Há iniciativas na região que aguardam por mais de duas décadas por uma oportunidade para atuar diretamente na preservação da história e cultura que envolvem esta estrada de ferro. Nosso objetivo é que o Estado, liderado pelo governador Jorginho Mello, nossa secretaria e a SPU construam uma solução conjunta para a revitalização desta histórica ferrovia”, afirma Beto Martins, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias.

Governo de Santa Catarina procurou órgão federal para negociar cessão de trecho da Estrada de Ferro Santa Catarina ao Estado – Foto: Governo de Santa Catarina/Divulgação/ND

“O patrimônio da extinta Rede está sob a responsabilidade da SPU. Em outros momentos, houve dificuldade em fazer a cessão diretamente para a iniciativa privada, mas com este interesse do Estado de Santa Catarina acreditamos que poderemos encontrar uma alternativa viável e que permita que a história e a cultura sejam preservadas”, acrescenta o superintendente da SPU-SC, Juliano Luiz Pinzetta

Sobre a estrada e o projeto de revitalização

A Estrada de Ferro Santa Catarina foi projetada inicialmente para ligar o Porto de Itajaí até a Argentina. Foi construída por descendentes de alemães e inaugurada em 1909.

A Tremtur (Fundação Estrada de Ferro Vale do Itajaí), de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, é uma instituição sem fins lucrativos que atua na memória ferroviária. A Tremtur já promoveu o restauro da locomotiva “Maria Fumaça Baldwin Ten Wheel”, que hoje promove passeios em um trecho de apenas dois quilômetros, na cidade de Apiúna.

A parceria hoje existente seria estendida e já é feita graças a uma parceria realizada com a Usina Salto Pilão, que existe entre Apiúna e Ibirama. A iniciativa foi tomada pelos voluntários na época com o objetivo de viabilizar o projeto da ‘Ferrovia das Bromélias’.

Governo de Santa Catarina procurou órgão federal para negociar cessão de trecho da Estrada de Ferro Santa Catarina ao Estado – Foto: Willian Klaumann | Prefeitura Municipal de Apiúna/Divulgação/ND

Com essa cessão da rodovia federal desativada ao Estado, será possível a ampliação da operação do equipamento turístico de apenas 2 para 29 km de passeio. A fundação também prevê a possibilidade de reinstalação do antigo Museu Ferroviário, entre outras ações.

“A Tremtur está empenhada e mobilizada nesta causa há quase 25 anos. Atuamos em várias frentes com o objetivo de preservar, proteger e permitir que a comunidade conheça sua história e cultura, representada em partes pela Estrada de Ferro Santa Catarina”, completa a empresária e presidente da Fundação Tremtur, Lilian Bremer Vogelbacher.

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