Projeto escolar cria cenários de personagens com base na leitura de livros

Além de contribuir com a oratória e a escrita, criar o hábito da leitura tem um poder único de despertar a criatividade e permitir que a imaginação ganhe asas para além das páginas do livro. Na Escola Municipal Prefeito Max Colin, em Joinville, cerca de 270 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental deram vida às leituras, com reprodução de cenários reais inspirados em livros disponíveis na biblioteca escolar.

Alunos que participaram de projeto que teve como objetivo estimular o hábito da leitura

Alunos que participaram de projeto que teve como objetivo estimular o hábito da leitura – Foto: EM Prefeito Max Colin/Divulgação its Teens

Com dois projetos desenvolvidos em anos diferentes pelas professoras de Língua Portuguesa Luciana Pontes e Francine de Borba Crescencio, a ideia foi despertar o hábito da leitura e aproveitar o acervo da unidade, que conta com aproximadamente 12 mil livros ativos. “A criatividade foi além do que imaginamos”, escreveu a professora Luciana.

Com o projeto “Livro na caixa”, estudantes de oitavos e nonos anos foram desafiados pela professora Luciana a retratar, em uma caixa de papelão, as partes que achavam interessantes do livro narrativo escolhido.

“Eu quero saber sobre a leitura deles, mas não quero saber em forma de resumo ou resenhas formais. Eu quero algo legal para eles produzirem e compartilharem: aí surgiu a ideia da caixa”, relembra a professora.

Na caixa literária, cada aluno teve a experiência de relatar fragmentos de cenas que para ele foram importantes: como os cenários, os personagens, sendo até a reprodução de uma cena ou momento que marcou o auge da narrativa. “Eu senti que a gente aprendeu um pouco como se expressar”, relata a estudante do nono ano Julia Menenti.

O hábito da leitura rendeu resultados, já que os estudantes compartilharam com a turma os livros lidos e o que retrataram em cada caixa.

Para a aluna Ana Júlia Ballmann, do nono ano, o projeto contribuiu para o desenvolvimento da leitura. “Eu achei uma experiência muito legal, porque além de incentivar a leitura, a gente tinha que apresentar para os nossos amigos e incentivá-los a ler também.”

Inspirada no “Livro na caixa”, a professora Francine desenvolveu, com as turmas de sexto e sétimos anos, uma proposta semelhante com o projeto “A casa literária”.

Com a ideia de contar a história da casa do personagem principal do livro, os alunos puderam ir além e continuar a imaginação criando um ambiente no qual eles pudessem desenvolver uma nova história. “Se os escritores tivessem a oportunidade de ver a proposta deles, eu acho que eles mudariam toda a ilustração do livro”, comenta a professora.

No projeto criado pelos estudantes, frases, cores e elementos que mais se aproximaram do personagem do livro ganharam vida. Com a participação das famílias, os cenários receberam até iluminação. “Com todo esse engajamento, acredito que criamos uma conexão com os livros e desenvolvemos mais o hábito da leitura.”

4 formas de criar o hábito da leitura

Criar o hábito da leitura requer constância e dedicação. Ainda que não seja algo fácil, é possível estabelecer formas na rotina de ajudar na hora de manter o compromisso em dia – e com a leitura não é diferente. Veja só:

1. Deixe ao lado da sua cama livros que você já leu e gostou e dedique-se a fazer a releitura por, pelo menos, dez minutos por dia (ou até mesmo limite por quantidade de página).

2. Na biblioteca da escola, busque por gêneros que prendam a sua atenção e não se preocupe com a quantidade de páginas, afinal, o importante é você se interessar pelo que está lendo.

3. Inclua na sua rotina de estudos o tempo da leitura; isso vai fazer com que você não se sabote e adie o início desse hábito. Se você é amante da tecnologia, saiba que ela também pode ser aliada da leitura.

4. Procure por aplicativos que disponibilizam PDFs gratuitos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.