Com botão de pânico e guardas municipais, Joinville lança plano de segurança nas escolas

Para tentar prevenir ataques como o que aconteceu em uma creche em Blumenau na última semana, a Prefeitura de Joinville, no Norte do Estado, anunciou nesta terça-feira (12) o “Plano Municipal de Segurança nas Escolas”. O conjunto de medidas prevê a criação de um Grupamento Escolar da Guarda Municipal, botão de pânico e reforço nos cercamentos.

Todas as escolas e CEIs estão recebendo totens de monitoramento do programa Joinville Sempre Alerta – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

De acordo com a prefeitura, haverá uma guarnição do recém criado Grupamento Escolar em cada região da cidade atuando durante todo o horário de aulas.

O novo departamento vai atuar de forma exclusiva com rondas, atendimento imediato, ações educativas e acompanhamento de entradas e saídas de alunos nas redes Municipal, Estadual e Privada.

Outra medida anunciada foi o acesso com reconhecimento facial. A Secretaria de Educação está dando início à formatação de um edital para contratação de sistema de acesso com reconhecimento facial para as unidades da Rede Municipal de Ensino. A medida tem o objetivo de restringir a circulação de público nas Escolas e CEIs.

De acordo com a gestão municipal, as iniciativas buscam trazer mais segurança para as Escolas e CEIs (Centros de Educação Infantil), dando mais tranquilidade para alunos, pais, professores e servidores.

Além disso, todas as escolas e CEIs estão recebendo totens de monitoramento do programa Joinville Sempre Alerta, coordenado pela Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública.

Cada totem possui quatro câmeras que ficam em posição estratégica em frente às unidades e possibilitam o monitoramento dos acessos. As imagens são transmitidas em tempo real para a Central de Monitoramento e compartilhadas com a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.

Confira todas as medidas anunciadas:

  • Grupamento Escolar da Guarda Municipal: O prefeito Adriano Silva anunciou o Grupamento Escolar da Guarda Municipal, um departamento exclusivo para atuar com rondas, atendimento imediato, ações educativas e acompanhamento de entradas e saídas de alunos nas redes Municipal, Estadual e Privada.
  • Solicitação de apoio ao Governo do Estado: A Prefeitura de Joinville está solicitando ao Governo de Santa Catarina para que todas as escolas do município sejam contempladas no projeto do Executivo Estadual anunciado na segunda-feira (10/4), que vai disponibilizar policiais militares da reserva para atuação como agentes de segurança armada.
  • Contratação de acesso com reconhecimento facial: A Secretaria de Educação está dando início à formatação de um edital para contratação de sistema de acesso com reconhecimento facial para as unidades da Rede Municipal de Ensino. A medida tem o objetivo de restringir a circulação de público nas Escolas e CEIs.
  • Reforço nos cercamentos: a Diretoria de Infraestrutura da Secretaria de Educação está mapeando todos os cercamentos das Escolas e CEIs para verificar quais unidades necessitam de aumento na altura dos muros ou substituição das cercas.
  • Operação Presença: A partir do mapeamento de necessidade por meio das Forças de Segurança, os instrumentos já utilizados receberão o reforço direto com a realização de Operação Presença, em que profissionais devidamente equipados permanecem de prontidão em Escolas e CEIs.
  • Botão de pânico: As unidades da Rede Municipal contam com botão de pânico que podem ser acionados pelo gestor em uma situação de emergência e disparam imediatamente um alerta na Central de Monitoramento da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública.
  • Vigilância presencial: Todas as 162 unidades da Rede Municipal de Ensino de Joinville contam com vigilância presencial durante o período de aulas. Desde 2021, o número de vigilantes foi aumentado em 61% para que fosse possível contemplar todas as unidades.
  • Câmeras de segurança: As 87 Escolas e 75 CEIs da Rede Municipal de Ensino de Joinville possuem sistema de monitoramento por câmera. Ao todo, são 3.936 câmeras instaladas nas unidades. Elas podem ser acompanhadas na própria escola e também à distância. Desde 2021, o número de câmeras foi aumentado em 54%.
  • Protocolo de portão fechado: Após o início do horário de aulas, Escolas e CEIs atuam com um protocolo de segurança que determina que o portão seja mantido fechado e que os acessos sejam liberados apenas pelo vigilante.
  • Joinville Sempre Alerta: Todas as Escolas e CEIs estão recebendo totens de monitoramento do programa Joinville Sempre Alerta, coordenado pela Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública. Cada totem possui quatro câmeras que ficam em posição estratégica em frente às unidades e possibilitam o monitoramento dos acessos. As imagens são transmitidas em tempo real para a Central de Monitoramento e compartilhadas com a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.
  • Prevenção à Violência Escolar: No dia 5 de abril, foi lançado o Protocolo de Prevenção à Violência Escolar da Rede Municipal de Ensino de Joinville. O documento contempla procedimentos internos, estratégias e fluxos relacionados com diversas situações, como violência, depredação do patrimônio, agressão, porte ou uso de arma, porte ou tráfico de drogas, ameaças, furto e roubo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.