‘Elas têm razão’: colaboradoras da Diversa+ contam 9 conselhos de mãe que levam para a vida

A sabedoria das mães é surreal. Se existe algo que nunca falha, são os conselhos que essas mulheres tão sábias sempre possuem na manga.

Na vida adulta, com as responsabilidades cada vez maiores, é comum momento em que um simples conselho delas fazem todo o sentido e podem resolver toda a situação.

Independência, fé e humildade: confira 9 conselhos de mãe para a vida toda – Foto: Montagem/Acervo pessoal/Divulgação/ND

Nessa reportagem super especial para homenagear as mamães, as colunistas da Diversa+ contaram quais foram os conselhos que suas mães deram e que elas decidiram levar para a vida toda.

Confira os conselhos de mães que as colaboradoras da Diversa+ seguem:

Grazielle Guimarães

A jornalista, Grazielle Guimarães, aborda em seus textos para o portal sobre os maiores desafios que as mulheres jovens passam no seu dia-a-dia. Na sua coluna, ela fala sobre relacionamentos, carreiras e estigmas da sociedade.

Com muita leveza, Grazielle provoca a reflexão sobre ser mulher e encarar o mundo.

Grazielle Guimarães e sua mãe, Maria da Glória Santos – Foto: Acervo Pessoal

O maior conselho que sua mãe deu foi o de confiar e acreditar em Deus. Maria da Glória Santos é uma mulher de muita fé e uma das principais coisas que ela ensinou para a Grazielle foi sobre a importância de Deus na vida.

“Mesmo eu não me considerando religiosa, sempre acreditei e confiei em Deus e acho que é uma das principais lições que ela me deu na vida”, conta.

Sabrina Aguiar

Sabrina e sua mãe Katia Regina de Oliveira de Aguiar – Foto: Acervo pessoal/Sabrina Aguiar/Divulgação/ND

Sabrina era colunista do portal, porém, atualmente, é apresentadora do Balanço Geral de Joinville. Ela conta que sua mãe a inspira muito.

Katia Regina de Oliveira de Aguiar trabalhou em casa a vida toda e foi uma grande administradora do lar. Segundo Sabrina, um dos principais ensinamentos foi a humildade.

“A gente precisa ter humildade em aprender, para trabalhar, na hora de colocar algo em prática. Eu sempre ouvi isso dela”, diz Sabrina.

Outra coisa que ela admira sua mãe é o jeito guerreiro dela, hoje como mãe de dois, ela sempre tenta levar essa mesma palavrinha: a humildade.


Sabrina Aguiar conta qual o conselho que sua mãe lhe deu que levará para toda a vida – Vídeo: Sabrina Aguiar/Divulgação/ND

Amanda Santos

Sua coluna da Diversa+, Amanda Santos, é um espaço que traz temas do empoderamento negro feminino. Além disso, aborda temas sociais para debater como apresentadora repórter especial da NDTV.

Amanda Santos e sua mãe Angela – Foto: Acervo Pessoal/Amanda Santos/Divulgação/ND

Amanda diz que sua mãe lhe deu muitos conselhos e lhe ensinou muita coisa, mas o principal é não falar sobre seus projetos pessoais e nem suas vitórias até que se concretize.

“É uma coisa que eu exerço sempre, com muita dificuldade, porque quando conquistamos algo, a gente que compartilhar, comemorar… então é um exercício, mas é algo que levo para a vida”, comenta Amanda.

Os conselhos da dona Angela que Amanda Santos trouxe para sua vida – Vídeo: Amanda Santos/Divulgação/ND

Bruna Maas

A colunista, Bruna Maas, escreve sobre temas ligados à astrologia. Na sua coluna traz previsões semanais, tudo sobre energias e como usá-las ao nosso favor.

Bruna Mass e sua mãe, Dulce — Foto: Acervo Pessoal/Bruna Mass/Divulgação/ND

Um conselho da dona Dulce, que Bruna diz que levará para toda a vida, é que independente das circunstâncias sempre pense positivo. Segundo ela, é preciso sempre pensar que tudo dará certo, para quem confia e quem pensa em coisas boas.

“Lembro que quando eu era criança, ela me mostrou aquele livro ‘O Segredo’, nem sabia nada sobre isso, não era astróloga, ela mostrou essa questão de ser positiva, de confiar, de ir atrás, então eu levo isso muito forte comigo”, lembra a astróloga.

“Abrir os horizontes, confiar na nossa capacidade e acreditar de fato que as coisas acontecem, acredito que esse conselho pode ajudar outras pessoas, porque a gente tem o poder de mudar a nossa realidade”, finaliza.

Os conselhos da dona Dulce fizeram Bruna Maas sempre pensar positivo – Vídeo: Bruna Maas/Divulgação/ND

Rafaella Moraes

A jornalista Rafaella Moraes é editora do Portal ND+ e, além disso, também é colunista da Diversa+. Nos seus textos, ela escreve sobre a história de mulheres e da vida como ela é. Na sua página, você irá encontrar crônicas, perfis e tudo o que o jornalismo literário proporciona.

Saiba os três conselhos mais marcantes que a mãe de Rafaella lhe disse – Vídeo: Rafaella Moraes/Divulgação/ND

Para Rafaella, foi quase uma missão impossível selecionar somente alguns dos conselhos mais marcantes de sua mãe, porque, segundo ela, a Vanessa Moraes é cheia de conselhos bons.

A jornalista contou os três ensinamentos que ela mais usa no seu dia-a-dia e ela ainda promete serem certeiros.

O primeiro é: “O não você já tem, do chão não passa né? Quando eu pensava ‘caramba, isso é muito improvável, nem vou tentar’, ela vinha e dizia: ‘o não você já tem’. Esse negócio é certeiro, porque você vai sem medo. O não você já tem e, se receber o sim, show de bola. A maioria das coisas na minha vida que realizei e consegui foi por conta desta frase”, explica Rafaella.

Outro ensinamento é que as coisas sempre devem ser muito bem feitas. “Ela sempre dizia: ‘se for para você aceitar fazer algo, faça bem feito, se não, nem faça’”.

A colunista da Diversa+, Rafaella Moraes, e sua mãe, Vanessa Moraes — Foto: Rafaella Moraes/Acervo pessoal/Divulgação/ND

O terceiro e último dos vários conselhos da Vanessa é: tudo que você for fazer, deve ser feito com bom coração, independente da resposta.

“Às vezes eu via ela ajudando alguém e dizia: ‘mãe, tu não tem medo de estar sendo enganada? E, ela sempre me dizia que, tudo o que a gente faz, tem que ser feito pelo nosso coração, se você sente que tem que ajudar, ajuda, o que a pessoa fará com a sua ajuda é problema dela e não seu”.

Pâmela Schreiner

Com o foco total na literatura, sua coluna na Diversa+ traz dicas de livros, principalmente de autoras mulheres, as novidades do mercado editorial brasileiro e iniciativas que incentivam a leitura em Santa Catarina.

Pâmela conta que, entre os milhares de bons conselhos que sua mãe lhe deu nesses 25 anos, é o de manter a calma.

Com uma rotina de jornalista, os dias de Pâmela podem não ser fáceis. “As chances de você brigar com alguém, se estressar e perder a cabeça são muito grandes”, explica.

Marlene Backes, mãe de Pâmela, sempre lhe disse que manter a calma é a melhor forma de evitar situações estressantes – Vídeo: Pâmela Schreiner/Divulgação/ND

Independente da situação, ela aconselha que manter a calma é importante, porque as coisas vão se alinhar e vão dar certo no final e, além disso, o estresse não ajuda em nada.

Juliana Rabelo

Jornalista e mãe, Juliana Rabelo conta os diversos desafios que a maternidade proporciona, além disso, provoca a reflexão sobre como os pais podem ter atitudes mais justas e equilibradas.

Juliana Rabelo e sua mãe, Luza Nunes Rabelo – Foto: Juliana Rabelo/Acervo pessoal/Divulgação/ND

O maior conselho que sua mãe deu foi que ela deveria sempre buscar sua independência.

“Ela diz que a gente deve ser independente, fazer o que a gente quiser e não depender de ninguém”, diz Juliana.

A colunista conta que a gente deve viver a vida como a gente quer, ela ainda afirma que espera passar esse ideal para sua filha.

A independência é o maior ensinamento que a mãe de Juliana lhe deu – Vídeo: Juliana Rabelo/Divulgação/ND

Mãe Raiz ou Mãe Nutella?

Para celebrar o Dia das Mães, o podcast aDiversa, da Diversa+, debate de forma descontraída os impactos das diferentes formas de maternar. Você, sua mãe, sua companheira ou alguma conhecida é Mãe Raiz ou Mãe Nutella? O tema é polêmico e divide opiniões! Ouça o episódio especial:

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.