Cirurgia de incontinência urinária inédita

Os feitos médicos mais complexos estão sendo cada vez mais registrados também no interior de Santa Catarina. O mais recente ocorreu em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, onde um paciente que havia sido submetido a uma cirurgia para tratamento de Câncer de Próstata.

Cirurgia inédita em Santa Catarina aconteceu neste sábado em Tubarão. – Foto: Divulgação

O procedimento ocorreu neste sábado (13) e foi realizado no Hospital Unimed Tubarão com participação ainda de profissionais da Clínica Uron. Foi uma cirurgia de correção da incontinência urinária, sendo esta a primeira realizada em Santa Catarina neste tipo, pois ela foi realizada em um paciente que havia sido submetido a um procedimento para tratamento de Câncer de Próstata (Prostatectomia Radical).

A incontinência urinária é um problema de saúde que causa desconforto e perda da qualidade de vida e o objetivo desse procedimento foi o de devolver a esse paciente a capacidade do controle urinário.

Anota-se ainda que o diferencial neste tipo de procedimento vem com um novo dispositivo chamado VICTO que permite ajuste de pressão da bomba que controla a micção em regime ambulatorial, não havendo necessidade de intervenção ou troca de equipamento.

Urologistas Luis Augusto Seabra Rios, Francisco Henrique C. Marconato e Francisco Marconato. – Foto: Divulgação

Entre os profissionais que estiveram neste procedimento destacam-se os médicos Francisco Henrique Marconato e Luis Augusto Seabra Rios. O primeiro urologista, especialista em distúrbios miccionais, integrante da clínica Uron, com especialização no Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual) e o segundo urologista do IAMSP e do Hospital Albert Einstein.

Segundo Dr. Francisco Marconato, “esse é um procedimento de grande complexidade e, até o momento, somente quatro profissionais urologistas estão capacitados para realizar o implante.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.