Veja como será o retorno a SC nesta segunda-feira de criança de 2 anos resgatada em São Paulo

Na manhã desta segunda-feira (15), a aeronave da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) decolou com destino a São Paulo para trazer de volta para Santa Catarina o menino de 2 anos que havia desaparecido na Grande Florianópolis e foi localizado em São Paulo. A expectativa é que as equipes retornem no começo da tarde desta segunda com a criança em segurança.

A expectativa é que as equipes retornem para Santa Catarina no começo da tarde desta terça-feira com a criança em segurança

A expectativa é que as equipes retornem para Santa Catarina no começo da tarde desta terça-feira com a criança em segurança. – Foto: Reprodução/ND

O menino vai ficar sob a tutela do Estado. Ele deve ser encaminhada direto a um abrigo em São José, na Grande Florianópolis, até que seja definida como fica a sua guarda, que foi solicitada pelos avós maternos da criança. Por causa de uma decisão da justiça e respeitando o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o governo do Estado informa que está proibida a captação de imagens que possam expor o menor.

Relembre o caso do desaparecimento da criança

O menino de São José, na Grande Florianópolis estava desaparecido. A avó comunicou o sumiço do neto e a Polícia Civil começou investigar o caso. A mãe dele foi encontrada desacordada e estava na UTI.

Os policiais conseguiram rastrear um carro suspeito, que foi localizado em São Paulo. Durante a abordagem ao veículo, feito pela Polícia Militar daquele Estado, a criança foi localizada e um homem e um mulher foram presos. Segundo divulgado na ocasião, devido a repercussão do caso, eles estavam levando o menino ao fórum para entregar a um promotor.

Após receber alta da UTI, a mãe do menino confessou que o entregou a um homem depois de dois anos de insistência. A delegada da DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso) de São José, Sandra Mara, contou que a mãe conheceu o homem que pegou a criança durante a gravidez, em um grupo de apoio.

As advogadas do homem que é suspeito de tráfico de pessoas, por ter intermediado a ‘adoção’, afirmam que a mãe do menino enviou fotos demonstrando que tinha sido expulsa de casa. Versão que foi negada por familiares da mulher.

Criança foi encontrada em São Paulo

A PMSP (Polícia Militar de São Paulo) abordou na última segunda-feira (8) a dupla que estava com a criança, de 2 anos, desaparecida há nove dias em São José, na Grande Florianópolis.

A ação ocorreu após monitoramento do veículo, que foi encontrado no bairro Tatuapé, na Zona Leste da Capital paulista. Segundo os policiais, a criança estava no banco traseiro, aparentemente limpa e bem-alimentada.

Ao abordar o veículo, os policiais perguntaram se algum dos dois era o pai ou a mãe da criança, porém, eles não responderam. Roberta Porfírio, porém, informou que ela era a responsável pela criança e mostrou a certidão original.

Veja o vídeo:

“Perguntamos para onde ela estava indo e o que ela pretendia fazer com a criança, se ela não era um familiar de primeir grau. Ela disse que tentaria a adoção da criança. Aí pedimos para nos acompanhar até o Fórum Tatuapé, que estava próximo, onde tem a Vara de Infância e Juventude”, diz Roberto.

Roberta e Marcelo Valverde, o intermediador, foram presos em flagrante por tráfico de pessoas. Segundo a polícia, a mãe teria entregue a criança a Roberta, que estava com o menino desde 30 de abril. Apenas nesta segunda, conforme a polícia, Roberta e Marcelo se encontraram.

*Após a criança ter sido encontrada, o ND+ não irá divulgar o rosto e o nome do menino para preservar a identidade dele, em respeito ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.