Confira quantas unidades de ensino de Blumenau foram listadas como prioridade máxima

A prefeitura de Blumenau, no Vale do Itajaí, comunicou a quantidade de unidades de ensino listadas como prioridade máxima. Ao todo, 36 escolas estão em vermelho como prioridade e 21 Centros de Educação Infantil.  A Secretaria de Educação também informou que já iniciou as adequações em algumas instituições e, em breve, atenderá outras unidades para que sejam finalizadas o mais rápido possível.

Confira quantas unidades de ensino de Blumenau foram listadas como prioridade máxima – Foto: Freepik/Reprodução/ND

As unidades estão recebendo melhorias em cercas, muros, colocação e conserto de telas, além de concertinas instaladas. A prefeitura também destacou que está sendo realizada a revisão das portas e entradas das salas de aula. Todas as adequações serão feitas com recursos próprios do município dentro do orçamento da Secretaria de Educação.

A secretaria ainda enfatizou que já realizava investimentos e implementava medidas de segurança como muros e cercas nas escolas. Em relação às escolas e CEIs mais vulneráveis, não será divulgada a lista para evitar possíveis invasões ou outras situações que envolvam a segurança da instituição.

A Secretária Municipal de Educação possui 128 instituições educacionais, sendo 46 escolas, 80 Centros de Educação Infantil e duas Cematepcas. As manutenções já iniciaram nas unidades e algumas instituições já estão em obras para a construção de muros.

Contratação de segurança armada

A prefeitura comunicou que, referente à questão da contratação de policiais armados, o Governo do Estado sinalizou a possibilidade de que, após a demanda das escolas estaduais serem supridas com os policiais da reserva, Blumenau também poderá ter este tipo de segurança nas instituições municipais. Contudo, foi informado que ainda não existe uma previsão para que isto aconteça, visando que, primeiramente, os policiais convocados vão suprir a demanda das instituições estaduais.

Blumenau fez a contratação de seguranças armados por meio de uma empresa. Ao todo, 150 vigilantes estão atendendo as instituições de ensino municipais da cidade.

Investimento em câmeras e botões do pânico

Na semana passada, foi lançado o edital de licitação para a instalação de câmeras de monitoramento e botões do pânico nas escolas e creches de Blumenau. A prefeitura prevê investir mais de R$ 821 mil na instalação dos equipamentos, nas 220 unidades de ensino do município.

A instalação dos equipamentos nas unidades de ensino é uma das medidas de segurança anunciadas pelo município após o ataque a creche Cantinho Bom Pastor, no dia 5 de abril. Quatro crianças morreram e outras cinco ficaram feridas na tragédia.

O edital prevê a contratação de uma empresa para o serviço de locação, com instalação, manutenção preventiva e corretiva para atuar no período de 12 meses.

O botão do pânico e as câmeras serão interligados com a Polícia Militar e também com a Central de Controle Operacional da prefeitura de Blumenau. A análise das propostas de preços das empresa participantes da licitação acontecerá no dia 19 de maio.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.