Jovem Aprendiz: o que é preciso saber sobre mercado de trabalho?

Iniciar no mercado de trabalho e conquistar o primeiro emprego pode ser um desafio, mas, com as orientações certas, você poderá dar esse primeiro passo tão importante para o começo de uma vida profissional. Para quem deseja construir uma carreira a partir dos 14 anos, a oportunidade de Jovem Aprendiz é o caminho certo.

Jovem Aprendiz auxilia nas funções da empresa

Interessados em fazer parte do programa Jovem Aprendiz precisam ter mais de 14 anos – Foto: iStock/Divulgação/its Teens

O projeto, amparado pela Lei de Aprendizagem (10.097/2000), é um programa que tem como objetivo capacitar tecnicamente e desenvolver competências profissionais dos jovens, tanto na formação teórica quanto na prática.

Em parceria com empresas de grande ou médio porte, são contratados jovens entre 14 e 24 anos, que podem ser inseridos em diversos setores do mercado de trabalho.

O contrato pode ser prolongado por até dois anos, durante os quais o aprendiz terá todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos pela lei, como férias e 13º salário. Além de adolescentes e jovens adultos, o Jovem Aprendiz também visa à inclusão social de pessoas com deficiências, sem limite de idade.

A rotina de um Jovem Aprendiz 

Para o aprendiz que ainda está no Ensino Médio, a jornada de trabalho não deve ultrapassar seis horas diárias. Já para quem finalizou a escola, o expediente pode ser expandido para até oito horas por dia. No entanto, é necessário que as atividades teóricas sejam adequadas para a mesma proporção prevista no contrato.

É no dia a dia e na imersão no ambiente de trabalho que o Jovem Aprendiz pode conhecer na prática a rotina de uma empresa, aprimorar técnicas, encontrar novos gostos e, assim, também descobrir quais caminhos profissionais deseja seguir no futuro.

Além disso, após o período de experiência, o aprendiz recebe uma certificação que comprova e atesta a sua qualificação – o que agrega no currículo para novas oportunidades.

Passo a passo para ingressar no Jovem Aprendiz

Além das idades mínima e máxima, para se candidatar ao Jovem Aprendiz é necessário também estar matriculado no Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou já ter concluído os estudos. Procure empresas que estão com o processo seletivo aberto, mande seu currículo e se prepare para a entrevista.

Estude o local para o qual você irá se candidatar e vista-se com uma roupa adequada ao ambiente. Uma dica legal é também fazer alguns treinamentos de oratória em casa, para na hora da entrevista deixar o nervosismo de lado e ser confiante nas suas respostas.

Aprenda fazer o currículo de Jovem Aprendiz em 4 passos

Para dar uma boa impressão já no primeiro contato, é necessário ter um bom currículo, mesmo que ainda sem experiência profissional. Saiba como:

1. Comece por suas informações pessoais: nome completo, idade, formas de contato (como email – é importante que o endereço não contenha palavras muito informais – e telefone), e endereço com CEP. Caso não tenha sido solicitado, não é necessário enviar fotos.

2. Seja objetivo: escreva qual o seu propósito profissional e o que deseja atingir com aquela vaga.

3. Destaque suas formações extracurriculares: seja um curso de inglês ou de informática, coloque habilidades que já aprendeu. Caso tenha feito algum trabalho voluntário, não deixe de mencionar, pois também poderá ser um diferencial.

4. Descreva suas qualificações: se você é bom com o público, organizado ou criativo, mostre o motivo de sua contratação valer a pena.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.