Florianópolis, suas fortalezas e a invasão espanhola; entenda como tudo aconteceu

Ao longo de seus 350 anos, não foram apenas as belezas naturais de Florianópolis que fizeram da Ilha e Continente este lugar tão especial, que abraça muita gente e é desejado por tantos. A localização estratégica da Ilha de Santa Catarina foi fundamental para o desenvolvimento da Capital desde o tempo do Brasil colônia, época em que muitos países estavam de olho nessas terras que serviam como última parada segura das expedições náuticas rumo à Bacia do Prata. Por isso, foi necessária a construção das fortalezas.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Fortaleza de São José da Ponta Grossa foi planejada e construída pelo brigadeiro José da Silva Paes – Foto: Reprodução/NDTV RecordTV

Foi para garantir a segurança da colônia portuguesa e evitar que outros países invadissem estas terras, que o brigadeiro português José da Silva Paes, foi enviado pela corte lusitana à então Vila do Desterro. Aqui ele foi encarregado de planejar e construir o sistema militar defensivo das fortalezas de Florianópolis.

Fortalezas da Ilha

Silva Paes ergueu quatro delas, a fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim (1739), São José da Ponta Grossa (1740), Santo Antônio de Ratones (1740) e Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba (1742). Depois disso, outros fortes também foram instalados para reforçar a segurança de Florianópolis.

Mas, mesmo diante de tantos investimentos e da tecnologia mais moderna para a época, as fortificações não foram suficientes para evitar a tomada da Ilha pela Espanha. Em 1777, entre os dias 23 e 25 de fevereiro, uma grande expedição espanhola com cerca de 100 embarcações aportou em Canasvieiras, cravando a bandeira estrangeira na areia, tomando assim a posse das terras.

Quem conta essa história em detalhes é o jornalista da NDTV RecordTV Helton Luiz.

Acompanhe a reportagem:

Floripa 350

O projeto Floripa 350 é uma iniciativa do Grupo ND em comemoração ao aniversário de 350 anos de Florianópolis. Ao longo de dez meses, reportagens especiais sobre a cultura, o desenvolvimento e personalidades da cidade serão publicadas e exibidas no jornal ND, no portal ND+ e na NDTV RecordTV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.