Blumenau tem salto de Dengue e confirma 176 casos da doença

Nesta terça-feira (16), a prefeitura de Blumenau divulgou o boletim atualizado sobre a Dengue no município. Publicado por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), a cidade teve um salto nos casos confirmados. Foram registrados 147 novos focos e 176 casos da doença.

Blumenau tem salto de Dengue e confirma 176 casos da doença – Foto: Dive/Divulgação/ND

Blumenau não possui nenhum registro de óbito por Dengue no período apurado, mas o município contabilizou cinco internações em enfermaria na última semana. Com o objetivo de intensificar o combate ao Aedes Aegypti, os agentes de endemias seguem vistoriando residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos do mosquito

Desde a primeira semana de 2023 até o momento, o total acumulado é de 2.097 focos do mosquito e 540 casos confirmados, segundo a prefeitura municipal.

Sinais e sintomas

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Atendimento ambulatorial

Os Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) fazem atendimento nos bairros Velha, Escola Agrícola, Garcia, Fortaleza, Itoupava, Badenfurt e Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) também oferecem atendimento à população.

A orientação da secretaria é que os usuários levem sempre o documento oficial em formato físico para facilitar a logística de atendimento. A distribuição de senhas e o acolhimento dos pacientes são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.

Descarte e denúncia

Na cidade de Blumenau, os moradores podem fazer o descarte de eletrodomésticos da linha branca por meio da Central de Resíduos Sólidos do Samae, localizada na Rua Engenheiro Udo Deeke, 430 , nos fundos do Terminal Aterro. No local, a equipe dá a destinação correta para cada tipo de resíduo. O serviço não tem custo. Mais informações podem ser obtidas diretamente pelo telefone 115 do Samae.

A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.