Análise: o que esperar de Gustavo Morínigo, novo técnico do Avaí

O Avaí anunciou na noite desta segunda-feira (15) a contratação do técnico paraguaio Gustavo Morínigo, de 46 anos. Ele chega para substituir Alex, que deixou o clube há cerca de duas semanas após a derrota em casa para o Vila Nova.

Gustavo Morínigo é o novo técnico do Avaí

Gustavo Morínigo é o novo técnico do Leão – Foto: Ceará/Divulgação/ND

O treinador vai encontrar um Leão da Ilha em crise e pedindo “recuperação imediata” no ano de seu centenário. São seis jogos até aqui na Série B do Campeonato Brasileiro com quatro derrotas, sendo três delas por goleada.

A reportagem do Arena ND+ acompanhou jogos do Coritiba de 2021 e 2022, trabalho mais longínquo de Morínigo no Brasil, para identificar como o clube jogava e o que esperar do trabalho do profissional no Avaí.

Vale ressaltar que ele também dirigiu o Ceará no início de 2023, mas acabou demitido após o início ruim na Segundona.

Time base do Coritiba versão 2021 – Foto: Tactical Board/Reprodução/ND

Fase ofensiva do Coritiba de Morínigo:

O Coritiba versão 2021 de Gustavo Morínigo na Série B era uma equipe que tentava verticalizar o jogo quase sempre em ataques rápidos. A equipe fazia uma saída de três, prioritariamente com o volante descendo entre os zagueiros para liberar os laterais.

A equipe tentava verticalizar o jogo rápido, especialmente pelo lado direito com o lateral Natanael.

Coritiba com bola: William Farias baixava entre os zagueiros para iniciar a jogada. Equipe quase sempre buscava ataques rápidos – Foto: Tactical Board/Reprodução/ND

Na frente, a equipe utilizava muito o centroavante Léo Gamalho, que inclusive passou pelo Avaí em 2015. O jogador atuava como um “pivô” na referência, mas muitas vezes descia próximo ao círculo central para tentar gerar um apoio ou atrair a marcação de um zagueiro.

Quando Gamalho deixava a área, os dois pontas, normalmente Waguininho e Igor Paixão faziam essa diagonal para dentro para dar peso dentro da área.

Os dois pontas, inclusive, eram armas fortes do time do Morínigo. Tanto Waguininho como Igor Paixão, atuavam mais por dentro, próximos de Gamalho, enquanto o corredor era “deixado” para os laterais.

O Coritiba de 2021 não era um time com muito jogo por corredor central, a maioria das jogadas se desenrolava pelas laterais, sempre com muitos jogadores pisando na área em jogadas de cruzamento.

Morínigo conseguiu o acesso com o Coritiba em 2021, chegando a liderar uma parte da competição. Os padrões da equipe do ano anterior seguiram no ano seguinte, com pequenos ajustes.

O treinador seguiu priorizando um jogo mais rápido e pelos lados. Os zagueiros tinham alguma liberdade para conduzir na saída de bola e buscar um passe mais longo.

O volante Andrey também era bastante utilizado, pela qualidade no passe, buscando essa diagonal para o ponta gerar situações de um contra um contra o lateral adversário.

Coritiba de 2022 seguia padrões parecidos. Zagueiros tinham liberdade para progredir, laterais avançavam no campo, pontas buscavam o corredor central – Foto: Tactical Board/Reprodução/ND

Quando utilizava essa bola mais longa, se perdesse a primeira disputa, tentava recuperar rápido em transição defensiva, para conseguir atacar o mais rápido possível.

Defendendo

O Coritiba se defendia prioritariamente se defendia em um 4-4-2, com o meia alinhando ao atacante. Por vezes, essa marcação passava para o 4-2-3-1.

Coritiba defendia prioritariamente em um 4-4-2 em bloco médio – Foto: Tactical Board/Reprodução/ND

Em organização defensiva, ou seja, quando estava postado para defender, optava por uma marcação em um bloco médio, sempre tentando impedir que a bola entrasse no “camisa 5” rival.

Quando o adversário conseguia progredir e a bola entrava no ponta rival, por vezes o lateral do Coxa “desgrudava” da última linha para pressionar.

Escanteio defensivo

No escanteio defensivo, a equipe de Morínigo marcava prioritariamente por zona. Por vezes variando com um ou dois jogadores marcando individualmente os principais cabeceadores do adversário.

Estreia no Avaí

Morínigo será apresentado oficialmente pelo Avaí nesta quarta-feira (17). A estreia do novo treinador será na próxima sexta-feira (19), quando a equipe enfrenta o Atlético-GO, fora de casa, pela sétima rodada da Série B.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.