Ampliando o vocabulário: você sabe identificar o que são sinônimos e antônimos?

Um bom texto pode encantar e envolver o leitor com a narrativa da história sendo contada, e a escolha das palavras que serão usadas é um dos passos mais importantes para atingir esse objetivo. Para isso, conhecer os sinônimos e antônimos é uma ótimo exercício para ampliar o vocabulário e enriquecer a obra.

A leitura do dicionário (físico ou online) auxilia na aprendizagem dos sinônimos e antônimos

A leitura do dicionário (físico ou online) auxilia na aprendizagem dos sinônimos e antônimos – Foto: iStock/Divulgação/its Teens

Ter um rico vocabulário é essencial na construção da escrita e faz com que aquela obra se destaque e prenda a atenção de quem lê. Conhecer novos termos estimula o cérebro, ajuda no desenvolvimento pessoal e garante uma melhor comunicação na hora de se expressar.

Sinônimos

Quando procuramos termos com significados parecidos (ou iguais) para evitar a repetição de uma palavra, é a vez dos sinônimos entrarem em cena. Essa relação de sentido é chamada de sinonímia e pode ser dividida em duas classes: perfeita, quando possui o significado igual; e imperfeita, nos casos em que o sentido é próximo.

Quando os termos correspondem a definições equivalentes, eles se tornam a substituição ideal e não causam alteração no sentido da frase. Entretanto, é de extrema importância levar em conta o contexto daquela oração, já que a utilização de uma palavra pode alterar totalmente a lógica daquela sentença.

Quer ver como os sinônimos funcionam na prática? Observe os exemplos a seguir:

  • A escola é longe da minha casa.
  • A escola é distante da minha casa.

Percebeu como o sentido da frase permanece o mesmo? Esse é um exemplo de sinônimo perfeito. Já no caso a seguir, apesar de serem sinônimos, o uso do termo pode afetar a intenção da oração:

  • A professora pretende aumentar os trabalhos em sala de aula. (No sentido de tornar maior).
  • A professora pretende juntar os trabalhos em sala de aula. (No sentido de juntar uma coisa à outra).

Na prática: 5 exemplos de sinônimos para usar no dia a dia

  1. Problema e adversidade.
  2. Calmo e tranquilo.
  3. Importante e relevante.
  4. Percurso e trajeto.
  5. Perguntar e questionar.
  6. Cachorro e cão.
  7. Extinguir e abolir.

Antônimos

Também há casos em que precisamos de uma expressão que é o oposto de uma palavra que temos em mente. Neste caso, os antônimos é que serão utilizados. Ao substituir o termo, a frase muda totalmente o sentido, passando a expressar a ideia contrária à antecedente.

Nesse âmbito, chamado de antonímia, existem três tipos: binários/complementares (com conceitos contraditórios, pares de palavras que não podem existir em um mesmo contexto, por exemplo: móvel e imóvel), inversos (termos que descrevem uma mesma relação entre dois objetos, ou pessoas, em posições diferentes, como pai e filho, por exemplo) e gradativos (que representam sentidos opostos, mas a negação de um não implica na afirmação de outro).

Quer ver como os antônimos funcionam na prática? Veja os exemplos a seguir:

  • Achei essa atividade muito fácil.
  • Achei essa atividade muito difícil.

Na prática: 5 exemplos de antônimos para usar no dia a dia

  1. Bonito e feio.
  2. Seco e molhado.
  3. Nervoso e calmo.
  4. Quente e frio.
  5. Pobre e rico.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.