Corrente do Bem: empresas lançam campanha para estimular doações de colaboradores via Imposto de Renda

Quem faz a declaração completa pode doar até 6% do valor devido

A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) também é uma oportunidade para ser solidário. Quem faz a declaração completa do IR pode doar até 6% do valor do imposto devido para o Fundo da Criança e o Fundo do Idoso sem pagar nada a mais por isso. Para estimular que mais gente faça a doação nesse ano, a ENGIE Brasil Energia e as empresas do movimento Parcerias do Bem acabam de lançar a segunda edição da campanha Corrente do Bem, que traz orientações de forma didática: www.correntepelobem.com.br.

“A doação de parte do imposto de renda é um ato de cidadania. Os valores de IR destinados são impostos já devidos pelo cidadão. Ao reverter esse valor para doação, o contribuinte pode escolher ajudar os projetos sociais que conhece. Por isso, convidamos cada vez mais pessoas a fazerem parte dessa importante corrente do bem”, destaca a Gerente de Responsabilidade Social da ENGIE Brasil Energia, Luciane Pedro.

Neste ano, o período oficial declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) começou em 17 de março e vai até o dia 30 de maio. Normalmente, a totalidade do Imposto Devido de cada cidadão vai para a União. Mas quem declara IRPF no modelo Completo, pode escolher o destino de 6% daquela soma, direcionando-a aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa.

O contribuinte pode fazer isso de duas formas: fazendo uma doação agora para ganhar desconto no cálculo do seu Imposto de Renda do ano que vem; ou destinando valores sobre a renda do ano passado na hora de preencher a declaração do IRPF deste ano.

O contribuinte não pagará um centavo além do valor original do seu Imposto Devido. Os valores destinados aos Fundos são descontados do total do Imposto Devido. Se a declaração resultar em Imposto a Pagar, o total destinado será descontado do saldo devedor. Se a declaração resultar em Imposto a Restituir, o total destinado será somado à restituição.

A Campanha Corrente do Bem deste ano conta com o apoio das empresas ADVB-SC, Algar Telecom, Grupo DVA, Goedert Group, Instituto Malwee, Portobello, Porto Itapoá, Karsten, Koerich, Grupo Krona, Tigre, Zurich Airport Brasil e Escola Técnica Geração, que integram Parcerias do Bem, movimento criado pela ENGIE Brasil Energia para promover a responsabilidade social.

O post Corrente do Bem: empresas lançam campanha para estimular doações de colaboradores via Imposto de Renda apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.