Médica confirma atendimento de paciente que prestou queixa contra Hof Clinic: ‘Foi grave’

Uma médica do Hospital da Unimed, em São José, confirmou ao ND+ que atendeu a paciente hospitalizada que afirma ter aplicado botox na Hof Clinic, do dentista Anderson Silva, em Florianópolis, e disse que quadros como o da mulher atendida têm risco de morte. A profissional de saúde pediu para ter sua identidade preservada.

Silva nega ter atendido a paciente (veja mais abaixo). “Se a pergunta é: pacientes com angioedema podem evoluir com anafilaxia e correr risco de morte, neste caso a resposta é sim”, declarou a dermatologista em entrevista exclusiva ao ND+ na tarde desta quarta-feira (17).

Mulher teve angioedema, uma complicação grave ao procedimento – Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/ND

De acordo com o manual MDS, utilizado por médicos de todo o país, o angioedema pode ser uma reação a um fármaco ou outra substância (fator desencadeante), resultando em inchaço da face, garganta, trato digestivo e vias aéreas.

“Esse caso em específico foi um angioedema, foi grave. Já tiveram outros casos como este aqui em Florianópolis.”

Sobre o caso, a médica afirma que as imagens que foram divulgadas pela própria paciente são verídicas. E continua:

“O que ela teve não é uma reação normal à toxina botulínica. Ela teve um quadro de angioedema, que é aquele inchaço  intenso na região dos olhos. Ela realmente ficou sem conseguir abrir os olhos de modo como foi relatado por ela e mostrado nas imagens.”

“É sempre a mesma coisa”, diz médica sobre reação ao aplique

Após ser atendida no Hospital da Unimed, em São José, a mulher passou a fazer um tratamento clínico com a dermatologista entrevistada pelo ND+.

“Ela apresentava muito inchaço ainda. Teve que fazer todo o tratamento para então diminuir o inchaço. Isso foi com drenagem, por exemplo, e só  depois ela ficou bem”, conta.

“É sempre a mesma coisa. O paciente aplica e geralmente no retoque, que é feito em 14 dias,  quando faz a reaplicação que aparece o angioedema. Muitas vezes acontece até em pacientes que já tinham feito aplicação com toxina botulínica.”

Botox não tem histórico de reações deste tipo, diz médica

Segundo a profissional, há tão poucos relatos na literatura médica de casos como este após uma aplicação de botox que fica “difícil aceitar” que quadros como o da paciente da Hof Clinic sejam causados pela toxina botulínica, o que aponta para substâncias alteradas.

“Ninguém nunca teve e daí agora há um bom tempo temos vários casos. O que devemos pensar é se é uma toxina registrada na Anvisa mesmo, né? Se são [produtos] devidamente registrados, ou se são toxina falsificada”, indaga.

De acordo com o Procon de Florianópolis, um dos motivos para ter suspendido as atividades da Hof Clinic foram as suspeitas da aplicação de produtos adulterados em pacientes. O proprietário Anderson Silva nega.

Paciente registrou queixa após passar mal

Após ser hospitalizada por causa de uma aplicação de botox, uma paciente de Florianópolis fez uma representação na 3ª Vara Criminal da Capital contra contra a Hof Clinic.

O dentista Anderson Silva e a esposa dele, a farmacêutica Deisy Karina Arenhart da Silva, são citados no documento entregue pela defesa da paciente, por serem donos da clínica. A reportagem do ND+ obteve acesso à representação, cujo recebimento foi confirmado pelo TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina).

De acordo com o dentista, a mulher nunca foi atendida por ele. Anderson afirmou ainda que, em seus mais de 20 anos de carreira, ninguém teve problemas como os denunciados pela paciente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.