Em menos de seis meses, Joinville já registrou quase 80% do número de óbitos por dengue de 2022

Com a confirmação de mais dois óbitos por dengue nesta sexta-feira (19), o município de Joinville, no Norte de Santa Catarina, já registrou quase 80% do número de mortes pela doença ocorridos em todo o ano de 2022.

No total, são 9,3 mil casos confirmados de dengue em Joinville – Foto: Thiago Bonin/NDTV

De janeiro até agora, Joinville teve 15 falecimentos por dengue confirmados. Em todo o ano passado, foram registrados 19 óbitos. Isso significa 78,9% do número de mortes de 2022.

Em Joinville, a dengue tem vitimado, em sua maioria, a população idosa, com mais de 60 anos. Dos 15 óbitos registrados até agora, 10 vítimas são desta faixa etária. Deste grupo, sete pessoas possuíam mais de 80 anos.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o município já confirmou 9,3 mil casos de dengue, 43,6% do registrado em 2022. A maior quantidade de registros está no bairro Comasa, com 816 casos confirmados.

O bairro é seguido pelo Jardim Paraíso, com 731 registros. A Zona Industrial Norte, por sua vez, é o bairro que registrou menos casos até o momento, com apenas sete.

Medidas para evitar a doença

A forma mais efetiva de barrar a proliferação do mosquito Aedes aegypti é evitar água parada em locais como pneus, garrafas e demais recipientes. Medidas simples para a eliminação dos focos nas residências ajudam a garantir a segurança de toda a localidade.

A Prefeitura de Joinville, por meio da Vigilância Ambiental, possui outras ações permanentes de combate à dengue focadas nas localidades com mais casos confirmados. Até agora, os bairros, Comasa, Jardim Paraíso e Bom Retiro registraram o maior número de casos.

A denúncia de focos de dengue pode ser feita por meio do aplicativo Joinville Fácil e também pelos canais de atendimento da Ouvidoria.

Por meio do site da prefeitura, a população pode acompanhar o painel de evolução da dengue em Joinville, bem como materiais informativos e educativos para fortalecer o combate ao mosquito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.