Catarinense da Série B começa com 9 clubes em busca de 8 vagas na próxima fase

Começa nesse final de semana mais uma edição da Série B do Campeonato Catarinense. Com um regulamento para lá de estranho, a competição prevê nove clubes em disputa onde oito classificam e um rebaixa.

Metropolitano é uma das forças da Série B do Catarinense - FCF/Divulgação/ND
1 8

Metropolitano é uma das forças da Série B do Catarinense – FCF/Divulgação/ND

Santa Catarina chega como o atual campeão da Série C de SC - FCF/Divulgação/ND
2 8

Santa Catarina chega como o atual campeão da Série C de SC – FCF/Divulgação/ND

Nação vem do Norte para tentar a sorte na Série B de SC - FCF/Divulgação/ND
3 8

Nação vem do Norte para tentar a sorte na Série B de SC – FCF/Divulgação/ND

Inter de Lages é um dos gigantes envolvidos na Série B - FCF/Divulgação/ND
4 8

Inter de Lages é um dos gigantes envolvidos na Série B – FCF/Divulgação/ND

Caravaggio vai para seu segundo ano na Série B; expectativa para o time de Nova Veneza - FCF/Divulgação/ND
5 8

Caravaggio vai para seu segundo ano na Série B; expectativa para o time de Nova Veneza – FCF/Divulgação/ND

Caçador vai para a temporada cheio de expectativa - FCF/Divulgação/ND
6 8

Caçador vai para a temporada cheio de expectativa – FCF/Divulgação/ND

Juventus, de Jaraguá do Sul, é uma das forças desta Série B 2023 - FCF/Divulgação/ND
7 8

Juventus, de Jaraguá do Sul, é uma das forças desta Série B 2023 – FCF/Divulgação/ND

Caçador vai para o Campeonato da Série B com a intenção de classificar entre os 8 - FCF/Divulgação/ND
8 8

Caçador vai para o Campeonato da Série B com a intenção de classificar entre os 8 – FCF/Divulgação/ND

O campeonato, que é de responsabilidade da FCF (Federação Catarinense de Futebol), terá transmissão gratuita dos jogos pelo canal da FCF TV, via Youtube.

O primeiro jogo já acontece neste sábado, em Nova Veneza, às 15h, hora de Caravaggio e Guarani de Palhoça. Outros três jogos estão previstos para o domingo, de maneira simultânea, todos às 15h.

Na Arena Joinville, o Nação enfrentará o Carlos Renaux. Em Lages, no Estádio Vidal Ramos Júnior, o Internacional jogará contra a Juventus. E em Rio do Sul, no Estádio Alfredo João Krieck, Santa Catarina pega o Caçador.

O Metropolitano fica de fora da primeira rodada, por conta da nova configuração. Originalmente, o campeonato teria dez clubes, mas o Próspera foi rebaixado para a Série C por determinação do TJD-SC (Tribunal de Justiça Desportiva).

Como chegam os clubes

Caçador – A preparação para o campeonato começou no final de abril para o Tricolor do Contestado. Nas primeiras semanas, o foco foi no trabalho físico, para então partir para os trabalhos técnicos e táticos.

O CAC realizou jogos treinos como forma de preparação contra as equipes do Porto e HunterCity (Seleção Amador Caçador). O Caçador conta com retornos de jogadores que foram destaques no acesso do ano passado, como o meia Jean Carlos, o zagueiro Felipe, o lateral Guaporé e o atacante Gabriel Lins.

Também destaca-se a contratação do lateral Emanuel (ex-Criciúma) e do centroavante Hugo (ex-Oeste SP).

O treinador para a temporada será Carlos Junior, que vem para sua primeira experiência em SC.

Caravaggio – O clube de Nova Veneza está participando desta competição pelo segundo ano consecutivo. O time completou 53 anos de fundação e dois anos de profissionalização em maio.

O técnico Evandro Martins está confiante em uma boa temporada com um grupo jovem e capacitado. Alguns reforços, como Bruno Ritter e Matheus Candido, foram contratados e o jogador Elyson, de 18 anos, é uma promessa do clube. Elyson foi artilheiro do time na Série B Sub-20, com cinco gols.

Carlos Renaux – A expectativa da equipe é boa para o início do campeonato. A equipe participou de um jogo-treino contra o Figueirense e venceu o confronto pelo placar de 4 a 2, com gols marcados por Elton Martins, Uederson, Rafael Sayão e Léo Garcia.

Para essa temporada, o clube anunciou dois reforços, como o atacante Nathan Ferreira, de 31 anos, que tem passagens por clubes como Mirassol-SP, Juventus-SP, Paraná e Osasco Audax-SP.

O segundo reforço é o volante Igor Feijão, de 24 anos. O atleta conta com passagens por clubes como Goiás, Ponte Preta e Bangu. O técnico da equipe é Edson Souza.

Guarani de Palhoça – Único representante da Grande Florianópolis na Série B do Campeonato Catarinense, o Bugre Palhoçense está se preparando para a competição apostando na juventude.

O time estreia no campeonato com uma equipe jovem e sob o comando do técnico Márcio Coelho, ex-Figueirense. Os jogadores mais velhos do elenco são o lateral Guilherme Morassi e o zagueiro Diego Baiano, ambos com 28 anos.

>>> Confira como chega o Guarani de Palhoça

Inter de Lages – O colorado lageano iniciou sua preparação para a Série B do Catarinense no final de abril, com o treinador Evandro Guimarães. O estilo de jogo da equipe busca ser organizado e com rápida compreensão das partidas.

O volante Esdras Marques, de 25 anos, e o atacante Baianinho, de 23 anos, retornaram ao clube. As expectativas são altas e a equipe está focada.

Juventus– O Moleque Travesso está treinando no Estádio João Marcatto para enfrentar o Inter de Lages fora de casa. Com destaque para as contratações de Claudinho, campeão do Campeonato Paulista de 2014, e do volante Waldir Roque, campeão do Capixaba em 2017, o técnico Márcio Nunes está otimista com a reconstrução da equipe e espera um bom resultado na estreia.

>>> Confira como chegam os times do Norte na Série B de SC

Metropolitano – O Verdão do Vale está otimista para a competição e tem como objetivo voltar à elite do futebol catarinense. Conta com uma estrutura completa, comissão técnica experiente e jogadores vencedores.

O treinador é Omar Feitosa e a preparação começou em maio. O time venceu um jogo-treino contra o Brusque por 1 a 0, com gol do volante Júlio. Os jogos serão realizados no Estádio Genésio Ayres Marchetti, em Ibirama.

As principais contratações incluem: Neguete (zagueiro), Luís Ricardo (lateral), Paulinho Dias (volante), Marcelinho (meia) e Francis (atacante).

Nação – A equipe de Joinville começou a treinar em abril para o Estadual Série B, buscando uma campanha semelhante ao ano anterior. O objetivo é ficar entre os quatro primeiros e garantir vaga na Copa SC de 2024. O técnico Rodrigo Cascca está envolvido na formação do elenco, que inclui as contratações do zagueiro Roger Bernardo e do meia Diego Souza.

Roger tem 37 anos e experiência na Bundesliga e Atlético-MG, enquanto Diego Souza foi revelado pelo Palmeiras e jogou em equipes do interior de São Paulo.

Santa Catarina – Os Laranjas estão animados para a competição, após serem campeões da Série C em 2022. A equipe manteve a base e fez contratações pontuais.

Os treinos começaram em abril sob a liderança do técnico Laécio Aquino. O objetivo principal é ter uma boa campanha e desenvolver o projeto de futebol profissional em Rio do Sul e no Alto Vale.

Entre as principais contratações estão: Gabriel Mendes, meio-campista, destaque do União Suzano; Guilherme Nascimento, atacante, campeão da Copa do Brasil Sub-20 pelo Vasco; Éverton Dias, zagueiro, que disputou o Catarinense pelo Marcílio Dias; e Brendon, meio-campista e capitão do time campeão da Série C em 2022.

Regulamento estranho

O campeonato é dividido em duas fases: a primeira fase será disputada em pontos corridos, em apenas um turno, enquanto a fase final terá jogos eliminatórios.

Na primeira fase, todas as equipes se enfrentam e como o número de participantes é ímpar, serão 9 rodadas sendo que um clube folga em cada uma delas.

As oito primeiras colocadas seguem para os confrontos eliminatórios da segunda fase, que serão disputados em partidas de ida e volta.

Os confrontos serão definidos de acordo com a posição das equipes na tabela, com o 1º colocado enfrentando o 8º, o 2º enfrentando o 7º, o 3º enfrentando o 6º e o 4º enfrentando o 5º.

Vagas

O campeão e o vice garantirão vaga na Série A do Campeonato Catarinense de 2024. Além disso, as quatro melhores equipes ao final do campeonato também se classificarão para a Copa Santa Catarina de 2024. A equipe que terminar em 9º lugar ao final da primeira fase será rebaixada para a Série C em 2024.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.