Dia Mundial da Energia: aterro sanitário de Biguaçu produz energia elétrica a partir do lixo

No Brasil, a Veolia opera três termelétricas anexas a dois CGRs em São Paulo e um em Biguaçu – Foto: Veolia/Divulgação

Mesmo que o Brasil ainda esteja em um caminho de amadurecimento, no que diz respeito à sustentabilidade, há sim, o que se comemorar neste Dia Mundial da Energia, 29/05. A data, instituída em Portugal, em 1981, sugere reflexões sobre a importância de poupar energia e incentivar o uso de energias renováveis. E em Santa Catarina temos um exemplo quando o tema é exatamente esse.

Em Biguaçu, a Veolia, referência mundial na gestão de resíduos, água e energia para cidades e indústrias, administra o CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos), no bairro Estiva, onde há um ano está em funcionamento uma usina termelétrica, que produz energia elétrica a partir da decomposição dos resíduos orgânicos depositados e tratados no aterro sanitário da empresa.

Veja neste vídeo como funciona o processo 

O biogás, gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos de origem animal, vegetal ou industrial, é utilizado no projeto por não oferecer riscos à segurança energética. Com capacidade de produção de 4,65 Mwh, a unidade exporta todo esse volume de energia elétrica para a rede de distribuição, já que a Veolia atua no mercado livre de energia. Com isso, alcança o objetivo de aumentar a oferta de energia limpa e reduzir a emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera.

Usina Termelétrica de Biguaçu produz energia elétrica a partir da decomposição dos resíduos orgânicos dispostos no aterro sanitário – Foto: Veolia/Divulgação

Energia para até 15 mil residências por mês

De acordo com William Sgobbi, gerente do CGR Biguaçu, o trabalho cumpre metas que são alinhadas com a Veolia em nível mundial, devido a tratados e protocolos internacionais. “Nossa meta média de geração da energia limpa ou verde é produzir por mês 2.600 Mwh, neste primeiro momento. Aos poucos iremos aumentando para chegar à nossa capacidade ideal, que é de 3.300 Mwh por mês, essa geração pode atender a uma população de 10 a 15 mil residências no município”, explica Sgobbi.

Ao utilizar o biogás para gerar energia renovável, a Veolia reduz a emissão de metano e contribui para a luta contra as mudanças climáticas. “Essa é uma das ações da Veolia, ao redor do mundo, que está totalmente alinhada ao propósito do Grupo, que é a transformação ecológica, seja por meio da educação ambiental, da reciclagem, da valorização dos resíduos, da redução da emissão de gases poluentes e tantas outras ações que promovemos”, destaca Hanokh Yamagishi, Diretor Regional Sul da Veolia Brasil.

Todo o processo de captação do biogás e produção de energia é acompanhado por um painel de controle e automação – Foto: Veolia/Divulgação

Projeto Energia Circular

A operação em Biguaçu faz parte do projeto “Energia Circular”, do Grupo Veolia, que conta com outras duas termelétricas, localizadas no Estado de São Paulo: CGR Iperó e CGR São Paulo. Juntas, as três plantas têm 12.400 kW de capacidade instalada de energia renovável, o suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 42 mil habitantes.

Para este ano, a previsão é evitar a emissão de 1,5 milhão de toneladas de CO2, sendo uma das principais empresas brasileiras a evitar a emissão do gás na atmosfera. Alinhada aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU, a Veolia tem planos de gerar 100% da energia consumida em suas instalações, começando pela França, sede do grupo, e ampliar o projeto gradativamente para os demais países onde atua.

Sobre a Veolia

O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com mais de 220 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia.

Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2022, o Grupo Veolia forneceu água potável a 111 milhões de pessoas e saneamento básico a 97 milhões, e produziu 44 terawatts hora de energia, além de valorizar 61 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 42,8 Bilhões de Euros em 2022.

www.veolia.com.br

@veolia_br

Adicionar aos favoritos o Link permanente.